Breve debate historiográfico sobre a evolução da filosofia da história: uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2595-430X.2021.001.0002

Palavras-chave:

História, Filosofia, Revisão

Resumo

A História como área de conhecimento se tornou altamente científica em termos de pesquisa especializada, e são eficientes na resolução de problemas cognitivos, mas esses conhecimentos produzidos e analisados somente de forma técnica teriam algum impacto sobre a forma que o homem ver o mundo ou da melhoria de algum aspecto social ou cultural? Este trabalho tem como intuito realizar um breve estudo a respeito da conceitualização de Filosofia da História, dando enfoque no seu desenvolvimento ao longo do tempo, em que passou pelas vertentes dominantes em cada época como a teologia, o iluminismo e a firmação do caráter técnico-cientifico da história na modernidade. A presente pesquisa trata - se de uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de materiais publicados em livros e artigos, visando o aprofundamento do estudo em questão. Conclui-se com este trabalho que a Filosofia da História passou por diversas transformações durante sua história e agora está inclinada a trabalhar os aspectos da Teoria da História ou Epistemologia devido ao forte cunhos cientifico da pesquisa acadêmica atual. Pode se afirmar que a própria evolução da Filosofia da História é um temo de estudo histórico a qual é possível realizar análises dos trabalhos dos historiadores de cada período e sua relação com o contexto social, político e religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greyg Lake Oliveira Costa, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em LICENCIATURA EM PEDAGOGIA pela FACULDADE SÃO MARCOS (2017). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

Marcos Alexandre de Melo Santiago Arraes, Universidade Federal do Tocantins

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional e Membro da Red Latinoamericana de Invetigaciones en Práticas Y Medios de la Imagen (imagenlat.org). Possui Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de História Cultural (2015) com período sanduíche no Departament of Film and Media Studies da Universidade da Califórnia, Irvine, com bolsa de Doutoramento pela Comissão Fulbright (EUA); Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História das Américas, atuando principalmente nas seguintes Áreas: História das Américas, Estudos Visuais, História das Relações Internacionais, História e Arte, História do Cinema e História e Cultura Visual.

Rita de Cassia Guimarães Melo, Universidade Federal do Tocantins

Conclui graduação em História - licenciatura e bacharelado - na Universidade Federal de Uberlândia em 1998. Fui durante sete anos professora do ensino fundamental e médio. O mestrado em História Social foi iniciado em 2000 e concluído em 2002, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) bolsa CAPES. O doutorado teve inicio em 2003 na Universidade de São Paulo (USP) e foi concluído em 2008, no Programa de Pós-Graduação em História Social. Em 2006 ingressei Fundação Universidade Federal do Tocantins onde atualmente desenvolvo as atividades acadêmicas exigidas pelo ensino, a pesquisa e extensão. A tese de doutorado é continuidade dos estudos iniciados desde a graduação sobre o caráter social da literatura e sua intrínseca relação com a história, particularmente no Brasil nos século XIX e meados do XX. Sou professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPHISPAM). Atualmente desenvolvo pesquisa com processos criminais, testamentos e inventários no campo da história regional. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Professora pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins, UFT; Brasil. Código ORCID: 0000-0002-7067-6079.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Edição

Seção

História das Teologias e Religiões