A intervenção terapêutica ocupacional nas atividades de vida de pacientes portadores da doença de Alzheimer

Autores

  • Universidade Federal de Pernambuco
  • Universidade Católica de Pernambuco
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2012.002.0005

Palavras-chave:

AVD, Terapia Ocupacional, DDF

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) apresenta clinicamente vários sinais como distúrbios de memória, dificuldade de atenção e concentração, alterações visuoespaciais, incapacidade de fazer cálculos, julgamento e planejamento. Nos pacientes acometidos pela DA, observa-se um declínio no desempenho funcional, iniciando-se com leves alterações no lazer e no trabalho que progridem até dificuldades em realizar as tarefas mais básicas de cuidados pessoais que são as atividades de vida diária (AVD). Por isso, a intervenção terapêutica ocupacional deve ser direcionada à melhoria dessas capacidades do portador de DA; adaptando o ambiente e as tarefas cotidianas, acompanhando progressivamente a perda das funções. O presente estudo tem como objetivo principal descrever a abordagem terapêutica ocupacional, na prevenção de perdas físicas, bem como cognitivas, além do estímulo à recuperação da autonomia levando em consideração as necessidades de cada indivíduo diante das alterações provocadas pela doença de Alzheimer, nas atividades de vida diária através de uma revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Especialista em Acupuntura pelo CITE - Centro de Terapias Energéticas (2010). Tem experiência nas áreas da Acupuntura e de Terapia Ocupacional, com ênfase em Neurologia (Geriátrica) e Psiquiatria. Atualmente assume a coordenação do Grupo de Estudos e Trabalhos da Acupuntura e Terapia Ocupacional, pelo COFFITO.

, Universidade Católica de Pernambuco

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP (2007), Pós-Graduanda - Especialização em Fisioterapida Cardiorespiratória em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente atua como Fisioteraputa do Hospital Alfa e Hospital Jayme da Fonte locada em ambos no setor de UTI. Durante sua formação extra acadêmica colaborou com a equipe de diversas instituições de saúde da Cidade do Recife, a exemplo: Clinica de Fisioterapia e Hidroterapia Casa Forte, Clinica de Fisoterapia Traumatoortopédica e Neurológica Recife e Unidade Coronariana do PROCAP-UPE Desenvolveu Projeto de Pesquisa, nível monografia, intitulado: A Importância da Imagem Corporal na Assimetria da Postura em Pacientes Hemiplégicos/Hemiparéticos, dendo sido aprovada com Louvor e Distinção.

, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Farmacologia/Bioquímica para Ciências Biológicas pela UFPE (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação (2010), Especialização em Zoologia pela UFRPE (2003), Especialização em Morfologia pela UFPE (2007), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE (2006), Doutorado em Ciências Biológicas - Zoologia e Ecologia pela UFPB (2010) e Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos/Universidade do Porto (2012). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Etnobiologia e Conservação da Natureza (Doutorado); além do Mestrado Acadêmico em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental-UNEB, Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental-ITEP e Mestrado Profissionalizante em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável-UPE. Já integrou o corpo docente de inúmeras Instituições de Ensino Superior do Nordeste, a exemplo da Universidade Federal de Alagoas-UFAL, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, Universidade de Pernambuco-UPE, Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata-FFPNM, Faculdade Fransinette do Recife-FAFIRE, Fundação de Ensino Superior de Olinda-FUNESO, Faculdade Maurício de Nassau-FMN e Faculdade Fransinetti do Recife, ministrando aulas na Graduação e Pós-Graduação. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas de Ecologia, Zoologia, Paleontologia, Morfologia e Etnoecologia de Anfíbios e Répteis e Paleontologia do Cretáceo da Bacia do Araripe. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810.

Downloads

Publicado

2013-02-03

Edição

Seção

Ciências Sociais e Humanas em Saúde