Análise ergonômica do ambiente de estudo de discentes de um curso de pós-graduação, modalidade EAD
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0003Palavras-chave:
Distúrbios osteomusculares, Saúde ocupacional, Ensino à distância, AntropometriaResumo
A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do ambiente de estudo de discentes de um curso de pós-graduação, modalidade EaD, levando-se em consideração critérios ergonômicos, além da identificação sobre a ocorrência de dor ou desconforto musculoesquelético nos mesmos. Para isso foi analisada a percepção dos pós-graduandos a respeito de aspectos de ergonomia em seus respectivos locais de estudo a partir da aplicação de um questionário semiestruturado online composto por 14 perguntas que abordavam questões relacionadas aos aspectos: (i) social; (ii) rotina de estudos; (iii) organizacional e de qualidade do ambiente de estudo; (iv) ambiental; e (v) aspectos relacionados a frequência de dor ou desconforto físico. Este último foi verificado através de uma adaptação do Diagrama de Corlett e Manenica. Os resultados mostram que os aspectos estudados, incluindo as características do ambiente de estudo, tornam-se de grande importância para a criação de um local adequado para o desenvolvimento das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além disso, a frequência de dor ou desconforto musculoesquelético relatada estava relacionada principalmente as regiões do pescoço (66,25%), punhos/mãos e dedos (50%) e lombar (47,5%). Dessa forma, a análise ergonômica mostra-se de fundamental importância para a consolidação de um diagnóstico e posterior formulação de sugestões voltadas para a obtenção de um ambiente de aprendizagem ergonomicamente correto.
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