Análise ergonômica do ambiente de estudo de discentes de um curso de pós-graduação, modalidade EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.001.0003

Palavras-chave:

Distúrbios osteomusculares, Saúde ocupacional, Ensino à distância, Antropometria

Resumo

A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise do ambiente de estudo de discentes de um curso de pós-graduação, modalidade EaD, levando-se em consideração critérios ergonômicos, além da identificação sobre a ocorrência de dor ou desconforto musculoesquelético nos mesmos. Para isso foi analisada a percepção dos pós-graduandos a respeito de aspectos de ergonomia em seus respectivos locais de estudo a partir da aplicação de um questionário semiestruturado online composto por 14 perguntas que abordavam questões relacionadas aos aspectos: (i) social; (ii) rotina de estudos; (iii) organizacional e de qualidade do ambiente de estudo; (iv) ambiental; e (v) aspectos relacionados a frequência de dor ou desconforto físico. Este último foi verificado através de uma adaptação do Diagrama de Corlett e Manenica. Os resultados mostram que os aspectos estudados, incluindo as características do ambiente de estudo, tornam-se de grande importância para a criação de um local adequado para o desenvolvimento das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Além disso, a frequência de dor ou desconforto musculoesquelético relatada estava relacionada principalmente as regiões do pescoço (66,25%), punhos/mãos e dedos (50%) e lombar (47,5%). Dessa forma, a análise ergonômica mostra-se de fundamental importância para a consolidação de um diagnóstico e posterior formulação de sugestões voltadas para a obtenção de um ambiente de aprendizagem ergonomicamente correto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cézar Di Paula da Silva Pinheiro, Instituto Tecnológico Vale

Graduado em Engenharia Ambiental & Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural Da Amazônia (2020). Mestrando em Uso Sustentável de Recursos Naturais em Regiões Tropicais pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e em Gestão Ambiental pela Faculdade UniBF 

Maycon da Silva Teixeira, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2019). Atualmente, mestrando em Engenharia Florestal pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Foi Monitor Bolsista do Laboratório Multiusuário de Engenharia Florestal (LAMEF) - Setor de Anatomia e Morfologia Vegetal. Já participou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA/UEPA). Foi Estagiário na Xiloteca IAN do Laboratório de Botânica, Embrapa Amazônia Oriental. Tem experiência em Engenharia Florestal e Recursos Florestais com ênfase em: Anatomia e Identificação de Madeiras, Propriedades Físicas da Madeira e, atualmente, com Dendrocronologia.

Fernanda Gisele Santos de Quadros, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Formação Técnica em Agronegócio no Eixo Tecnológico de Recursos Naturais pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

Downloads

Publicado

2020-09-21