Uso do Nintendo WII como ferramenta para treinamento da cognição e equilíbrio em idosos institucionalizados

Autores

  • Tamires Costa Silva Centro Universitário Tiradentes
  • Lauana Crysney da Silva Alves Centro Universitário Tiradentes
  • Rosimari de Faria Freire Centro Universitário Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2019.001.0002

Palavras-chave:

Idosos institucionalizados, Realidade virtual, Funcionalidade e cognição

Resumo

O envelhecimento é um processo natural, ocorrendo algumas alterações fisiológicas que irão ocorrer de forma progressiva e contínua. Uma das formas de melhorar as habilidades do idoso é através de estímulo às atividades cognitivas e motoras, sendo o Nintendo uma das ferramentas que tem sido estudada, no sentido de comprovar a relação destes jogos virtuais com os aspectos equilíbrio e funcionalidade em idosos. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito da utilização do Nintendo Wii Fit nas funções cognitivas e no desempenho funcional de idosos institucionalizados. Trata-se de uma pesquisa experimental, com abordagem intervencionista quanti-qualitativa, com uma amostra de oito idosos, submetidos a avaliação cognitiva e de equilíbrio, pré e pós-intervenção, utilizando o Mini Exame do Estado Mental (MEEM), o questionário Poma-Brasil. Foram submetidos a 10 intervenções com Nintendo, com 30 minutos cada. Os sinais vitais foram aferidos no início e no final de cada intervenção. Analisando os resultados do pré e pós-testes do MEEM, observa-se melhora significativa (p=0,05); na avaliação do Poma-Brasil, houve uma melhora significativa (p=0,02). O Nintendo Wii contribuiu para o treinamento da cognição e equilíbrio, mostrando-se capaz de gerar alterações hemodinâmicas positivas, contribuindo como um auxiliador no tratamento fisioterapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamires Costa Silva, Centro Universitário Tiradentes

Graduada em Fisioterapia, pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL (2018), pós-graduanda em coluna vertebral - fisioterapia nas disfunções posturais e biomecânicas, pela Faculdade Einstein - FACEI (2019).

Lauana Crysney da Silva Alves, Centro Universitário Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT/AL.

Rosimari de Faria Freire, Centro Universitário Tiradentes

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Presidente Prudente (1980), graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), pós graduada lato sensu em Saúde Ocupacional pela UFS - Universidade Federal de Sergipe ((1998) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2006). Foi Coordendandora de Curso de Fisioterapia da Universidade Tirandentes em Aracaju/SE durante 08 anos (01/1994 a 09/1998 e 02/2002 a 02/2006) e Coordenadora de Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes (UNIT) - Maceió/AL durante 03 anos (01/2009 a 12/2012). Fisoterapeuta no Hospital Geral do Estado de Alagoas no período de 2010 a 2012, Fisioterapeuta do Hospital Helvio Auto - HDT em Maceió/AL., no período de 2012 a 2017. Atualmente é professora adjunta I do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes em Maceió/AL (UNIT/AL), Assessora da Pró-Reitoria de Graduação do Centro Universitário Tiradentes. Possui experiência profissional de 30 anos como fisioterapeuta, atuando nas áreas de Fisioterapia na Saúde Ocupacional, Saúde do Idoso, Reabilitação de Amputados, Hospitalar e Educação no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2019-06-20