Perfil de encaminhamentos ao pré-natal de alto risco do município de Aracaju/SE

Autores

  • Anne Karolline Silva Santos Faculdade Jardins
  • Milene Zaiana Pereira Soares Faculdade Estácio de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2018.001.0006

Palavras-chave:

Gestação, Gravidez de Alto Risco, Cuidado Pré-Natal, Encaminhamentos Pré-Natal

Resumo

Os objetivos são identificar quais os motivos dos encaminhamentos de gestantes ao pré-natal de alto risco do município de Aracaju-SE no ano de 2016, assim como verificar o índice de gestantes inseridas no programa após o encaminhamento e identificar a faixa etária e idade gestacional dessas gestantes encaminhadas. A pesquisa é de caráter descritivo, documental retrospectivo, com abordagem quantitativa que avaliou 704 encaminhamentos de gestantes ao Pré-Natal de Alto Risco, utilizando os dados da Planilha de Controle da Regulação ao Pré-Natal de Risco do município de Aracaju/SE, durante o período de janeiro a dezembro de 2016. A síndrome hipertensiva foi a patologia mais prevalente, representando 21,59% das patologias mais encaminhadas ao serviço de alto risco. Em relação a faixa etária, o maior percentual de encaminhamentos encontra-se entre 25 a 29 anos (21,73%). Referente a idade gestacional, gestantes com até 22 semanas são encaminhadas com maior frequência ao serviço de maior complexidade. A maioria das gestantes encaminhadas a este serviço é inserida no pré-natal de alto risco (88,78%). Conclui-se que os maiores motivos de encaminhamentos ao pré-natal de alto risco, no município de Aracaju, são por complicações patológicas. Além disso, as gestantes com faixa etária entre 25 e 29 anos e idade gestacional < 22 semanas são as mais encaminhadas a este serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Karolline Silva Santos, Faculdade Jardins

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sergipe (2017). Especialista em Enfermagem em Saúde da Mulher (2019) - Faculdade Jardins. Pós-graduanda em Obstetrícia e Neonatologia pela Faculdade Jardins (SE). Membro Fundador da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da Faculdade Estácio de Sergipe (LASMU). Diretora da Empresa PRIME CURSOS E EVENTOS.

Milene Zaiana Pereira Soares, Faculdade Estácio de Sergipe

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sergipe (2017). Membro Efetivo da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher da Faculdade Estácio de Sergipe (LASMU). 

Downloads

Publicado

2018-09-25