Efeitos da orientação às mães na melhora da plagiocefalia posicional em recém-nascidos nascidos em uma maternidade escola
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2025.001.0002Palavras-chave:
plagiocefalia, educação, posicionamentoResumo
Introdução: A plagiocefalia posicional (PP) é uma assimetria craniana resultante de compressão externa contínua. Pode ser classificada em sinostótica, quando há fusão prematura das suturas cranianas, e não sinostótica, decorrente de forças extrínsecas que moldam o crânio. Objetivo: Avaliar o impacto da orientação às mães na redução da PP em recém-nascidos (RNs). Métodos: Ensaio clínico randomizado com 11 RNs internados na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) de uma maternidade escola. Os RNs foram randomizados em grupo intervenção (GI), cujas mães receberam treinamento com cartilhas para mudanças de decúbito, e grupo controle (GC), que recebeu informações convencionais da maternidade. Resultados: A análise estatística descritiva foi conduzida no SPSS 15.0 (p<0,05). Houve diferença significativa no Índice de Assimetria da Abóbada Craniana (CVAI) entre os grupos após a intervenção, evidenciando a eficácia da orientação às mães. Conclusão: A orientação materna contribuiu para redução estatisticamente significativa do CVAI, reforçando a importância dessa intervenção no manejo da PP.
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