Importância do lúdico na assistência à criança hospitalizada e os desafios encontrados pela enfermagem: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2025.001.0007

Palavras-chave:

Enfermagem, Lúdico, Criança Hospitalizada

Resumo

Objetivo: compreender a prática do lúdico no contexto hospitalar infantil, os impactos para as crianças e as dificuldades encontradas pela enfermagem na sua execução. Método: revisão de escopo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizou artigos completos, no idioma português, inglês e espanhol, publicados entre o período de 2019 e 2024. Após leitura e análise dos artigos, utilizando o PRISMA adaptado, foram selecionados 11 artigos para construção da revisão. Resultados: nos estudos analisados, prevaleceu entrevistas semiestruturadas com profissionais da saúde, discentes de enfermagem, familiares e as próprias crianças. Esses estudos ressaltam o uso do lúdico como ferramenta benéfica para o cuidado pediátrico e facilitador no manejo, intervenção e criação de vínculo. As principais estratégias lúdicas identificadas foram a brinquedo terapia e brincadeiras em geral. Considerações finais: após o estudo ficou evidente a necessidade de incorporar o lúdico na assistência à criança hospitalizada, identificado pelo desfasamento do tema no âmbito profissional que é justificado pelo estigma no enraizamento acadêmico e institucional, limitando o suporte durante o cuidado. Portanto, capacitar profissionais para um cuidado humanizado e integralizado se mostra necessário, além da necessidade de trazer uma sistematização do cuidado de enfermagem voltado ao lúdico, de forma que essa ferramenta deixe de ser algo subjetivo. Ademais, faz-se necessário as instituições disponibilizar recursos materiais e humanos embasado nos benefícios que o lúdico traz no contexto hospitalar infantil.

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Biografia do Autor

André Moreno Mancio, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Enfermagem

Jéssica dos Santos, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Enfermagem

Leonardo Maia Silva, Universidade de Sorocaba

Bacharel em Enfermagem

Márcia Féldreman Nunes Gonzaga, Universidade de Sorocaba

Doutora em Processos Tecnológicos e Ambientais pela Universidade de Sorocaba. Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo.  É Pós-Graduada em Centro Cirúrgico pela Universidade Bandeirante de São Paulo; Enfermagem Obstétrica, pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo; Pós Graduada em Gestão Hospitalar e de Pessoas; Auditoria em Serviços de Saúde; e Gestão e Direito educacional pela Faveni. Experiência Profissional: Têm 22 anos de experiência na sua área profissional e 17 anos de experiência no magistério superior em aulas teóricas e práticas; também e supervisão do estágio em enfermagem na área Hospitalar e em Unidades Básicas de Saúde. Tem 5 e 1/2 anos de experiência na coordenação pedagógica acadêmica nos cursos de Saúde e coordenação do curso em bacharel em enfermagem, 6 anos de participação ativa nos NDE e Colegiados do curso, Faz parte de grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ, nas Universidades, desde o início do mestrado na área de Comunicação em Imagens Midiática. Atualmente desenvolve pesquidas na área biotecnológica e Saúde. Participou do Grupo de Pesquisa GEPIS-UNIFIA na interdisciplinaridade Saúde e Engenharia executando a função de coordenação de pesquisa. Já passou por avaliação do MEC. 

Irineu Cesar Panzeri Contini, Universidade de Sorocaba

DOUTORANDO EM PROCESSOS TECNOLOGICOS E AMBIENTAIS;

MESTRE EM COMUNICAÇÃO E CULTURA

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; COORDENADOR DO CURSO DE ENFERMAGEM - UNISO MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA - GECE GRUPO DE ESTUDOS CIENTIFICOS EM ENFERMAGEM

Clayton Gonçalves de Almeida, Universidade de Sorocaba

 

Graduação em Enfermagem - UNIP (Universidade Paulista), especialização em doação de órgãos e tecidos pela faculdade Albert Einstein, mestrado stricto sensu em ciências farmacêuticas. UNISO (Universidade de Sorocaba), técnico em Banco de Olhos pela Associação Pan- Americana de Banco de Olhos - APABO. Atuação como enfermeiro da comissão intra Hospitalar de transplantes no Hospital Israelita Albert Einstein (NCAP), possui ampla atuação no processo de doação de órgãos no Brasil e em outros países, grande participação em projetos no Brasil, para capacitação de profissionais pelo Hospital Israelita Albert Einstein, atuação em comitê de ensino e pesquisa assim como também sendo revisor de revista cientifica. Atuação como gerente do Banco de Olhos de Sorocaba (desenvolvimento e execução de projetos), tendo grande experiência prática e gerencial em todo processo de doação, palestrante e instrutor prático nos cursos da APABO no Brasil e Internacional. Professor Universitário, com atuação no Núcleo Docente Estruturante (NDE).

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

Mancio, A. M., Santos, J. dos, Silva, L. M., Gonzaga, M. F. N., Contini, I. C. P., & Almeida, C. G. de. (2025). Importância do lúdico na assistência à criança hospitalizada e os desafios encontrados pela enfermagem: uma revisão de escopo. Scire Salutis, 15(1), 77–88. https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2025.001.0007

Edição

Seção

Enfermagem Pediátrica

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