Aspectos epidemiológicos da leishmaniose visceral no estado de Sergipe no período de 2014 e 2022
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.003.0001Palavras-chave:
Epidemiologia, Leishmaniose visceral, SergipeResumo
A Leishmaniose Visceral (LV) é ocasionada por protozoários do gênero Leishmania. A transmissão é realizada através das fêmeas dos insetos flebotomíneos. No Brasil, está concentrada na região Nordeste, cerca de 56% dos casos humanos. Neste contexto, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os principais aspectos epidemiológicos da LV no estado de Sergipe, no período de 2014 a 2022. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo com abordagem quantitativa. No presente trabalho, foram obtidos dados referentes à quantidade de indivíduos acometidos por leishmaniose visceral no período de 2014 a 2022, no estado de Sergipe, os quais foram obtidos a partir das bases de dados: Pubmed, Lilacs, SciElo e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e organizados através do programa Microsoft Excel 2016. As variáveis utilizadas foram taxa de mortalidade, óbitos, faixa etária, etnia, gênero, cidade, organizadas no decorrer dos anos. Durante a análise das estatísticas, entre 2014 e 2022, foram confirmados 552 casos de LV em Sergipe, dos quais maior 75,7%, eram do sexo masculino, 53,8% estavam no intervalo etário entre 20 e 59 anos, 78% eram da etnia parda, 35,1% e 30,5%, respectivamente, de casos ocorreram na capital e óbitos ocorreram na capital, Aracaju, sendo a maior mortalidade no ano de 2016 (20%). Por fim, o estudo demonstrou maior prevalência em adultos do sexo masculino e de etnia parda, residentes da área de Aracaju. No entanto, foi possível observar uma queda no número de casos confirmados e óbitos por LV nos últimos 4 anos, podendo estar associada a melhorias nas condições de estrutura e tratamento fornecidas aos pacientes em Sergipe.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scire Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.