Aspectos epidemiológicos da leishmaniose visceral no estado de Sergipe no período de 2014 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2024.003.0001

Palavras-chave:

Epidemiologia, Leishmaniose visceral, Sergipe

Resumo

A Leishmaniose Visceral (LV) é ocasionada por protozoários do gênero Leishmania. A transmissão é realizada através das fêmeas dos insetos flebotomíneos. No Brasil, está concentrada na região Nordeste, cerca de 56% dos casos humanos. Neste contexto, esta pesquisa tem o objetivo de avaliar os principais aspectos epidemiológicos da LV no estado de Sergipe, no período de 2014 a 2022. Trata-se de um estudo epidemiológico, retrospectivo com abordagem quantitativa. No presente trabalho, foram obtidos dados referentes à quantidade de indivíduos acometidos por leishmaniose visceral no período de 2014 a 2022, no estado de Sergipe, os quais foram obtidos a partir das bases de dados: Pubmed, Lilacs, SciElo e o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e organizados através do programa Microsoft Excel 2016. As variáveis utilizadas foram taxa de mortalidade, óbitos, faixa etária, etnia, gênero, cidade, organizadas no decorrer dos anos. Durante a análise das estatísticas, entre 2014 e 2022, foram confirmados 552 casos de LV em Sergipe, dos quais maior 75,7%, eram do sexo masculino, 53,8% estavam no intervalo etário entre 20 e 59 anos, 78% eram da etnia parda, 35,1% e 30,5%, respectivamente, de casos ocorreram na capital e óbitos ocorreram na capital, Aracaju, sendo a maior mortalidade no ano de 2016 (20%). Por fim, o estudo demonstrou maior prevalência em adultos do sexo masculino e de etnia parda, residentes da área de Aracaju. No entanto, foi possível observar uma queda no número de casos confirmados e óbitos por LV nos últimos 4 anos, podendo estar associada a melhorias nas condições de estrutura e tratamento fornecidas aos pacientes em Sergipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo Carvalho Costa, Universidade Tiradentes

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2020). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: solos expansivos, potencial de expansão, ensaios laboratoriais, solo - cal e permeabilidade de solos arenosos. Atualmente, graduando em Medicina pela Universidade Tiradentes (2021-2027) e Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/FAPITEC/SE).

Newton Vital Figueiredo Neto, Universidade Tiradentes

Acadêmico do 6 período do curso de Medicina pela Universidade Tiradentes. Nos âmbitos de Ensino, Pesquisa e Extensão, exerce e/ou exerceu as seguintes funções: Mentor do Curso de Medicina (Modalidade Bolsista do Programa Mentoria), Presidente da Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada (LAAP), Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (CAJAB-UNIT), Monitor da disciplina de Habilidades Clínicas II, Integrante do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) onde atua como colaborador e pesquisador principalmente nos seguintes temas: Envelhecimento Saudável (MASTERFITTS) e Neurociências (GTP-Neurociências), é autor/coautor de trabalhos científicos publicados periódicos indexados e em eventos médicos nacionais e internacionais. Apresenta experiência em atividades de ensino na área de Ciências Biológicas (Monitoria em Curso Pré-vestibular e Colégio). Participação na elaboração de eventos relacionados a área médica a nível local. Demonstra proficiência, experiência técnica e sociocultural na língua inglesa. Apresenta interesse nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão relacionados à Medicina e Ciências Morfofuncionais (Anatomia e Fisiologia Humana). 

Pedro Alexandre Leite de Almeida, Universidade Tiradentes

Acadêmico no terceiro pedíodo da Graduação em Medicina na Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe. Vice-Presidente para Assuntos Internos (LVPI) da International Federation Of Medical Students Associations Brazil UNIT (IFMSA Brazil UNIT). Integrante do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana - LABMH - UNIT, onde atua como colaborador e pesquisador, principalmente nos seguintes temas: Saúde Mental e Psicoestimulantes. Foi coordenador local da International Federation of Medical Students Associations Brazil UNIT (IFMSA Brazil UNIT). É autor/coautor de trabalhos científicos publicados periódicos indexados e em eventos médicos regionais, nacionais e internacionais.

Lucas Benetti Menezes, Universidade Tiradentes

Discente de medicina da Universidade Tiradentes (UNIT) de Sergipe. Atualmente, cursando a 3 etapa. Diretor de Marketing da Liga Acadêmica de Oftalmologia (LIOF).

Davi Teixeira de Souza, Universidade Tiradentes

Possui ensino-medio-segundo-graupela Universidade Tiradentes(2021).

Rafael Andrade Sales, Universidade Tiradentes

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus(2021). Tem experiência na área de Medicina. 

Downloads

Publicado

2025-03-31