Comparação indireta da sibutramina versus semaglutida para o tratamento da obesidade: uma revisão integrativa
Palavras-chave:
Obesidade. Semaglutida. Sibutramina. Tratamento farmacológico. Emagrecimento.Resumo
A obesidade é uma doença endócrino-metabólica e atualmente representa um sério problema de saúde global devido às complicações relacionadas ao excesso de adiposidade. Está associada a várias comorbidades que reduzem a qualidade e a expectativa de vida. O tratamento farmacológico é uma das opções disponíveis para auxiliar a perda de peso, dadas as dificuldades nesse processo e, como consequência, reduzir doenças associadas à obesidade e melhorar a adesão ao tratamento nutricional. Portanto, este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre a comparação indireta dos medicamentos sibutramina e semaglutida no tratamento antiobesidade, considerando a ampla variedade de fármacos disponíveis no mercado e os possíveis efeitos adversos relacionados. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bancos de dados científicos com foco na comparação da eficácia e segurança no manejo da obesidade. Os resultados foram processados em uma planilha do Excel e a análise e interpretação dos dados foram realizadas utilizando estatísticas descritivas. A partir dos resultados obtidos, observou-se que a semaglutida promoveu uma maior perda de peso e mais benefícios associados quando comparada de forma indireta à sibutramina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Scire Salutis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.