Dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem na assistência ao paciente acometido pelo vírus SARS-CoV-2
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.002.0008Palavras-chave:
Enfermagem, COVID-19, Cuidados de enfermagemResumo
Tendo em vista tal momento, a enfermagem teve que se reinventar durante meses sem bases científicas comprovadas diante do cuidado aos pacientes acometido pelo vírus ainda pouco conhecido. Esse estudo teve como objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem sobre a sua assistência direcionada aos pacientes acometidos pelo vírus SARS-CoV-2. Trata-se de uma pesquisa de estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizada através de um questionário estruturado utilizando a plataforma do Google Forms, enviado aos profissionais que atuaram na assistência aos pacientes acometidos pelo vírus SARS-CoV-2 no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduy Carneiro localizado na cidade de Patos no estado da Paraíba (número de aprovação CAAE: 61344322.6.0000.5181). Nesse ínterim, 21 profissionais (11 técnicos de enfermagem e 8 enfermeiros) responderam ao questionário, no qual observou-se que as dificuldades de maior relevância foram restrição da alimentação e eliminações fisiológicas devido ao uso prolongado de EPI’s (57,1%), maior tempo de trabalho com aumento do desgaste físico (100%) e dificuldades para realização da paramentação (47,6%). Faz-se necessário educação permanente nos serviços de saúde que objetivem treinar e qualificar os profissionais da assistência no manejo de doenças infectocontagiosas. Além da necessidade de valorização do trabalho da enfermagem no que diz respeito ao salário digno, redução de carga horária, ambientes de trabalho descentes, equipamentos de proteção individual suficientes e equipamentos necessários para realização da assistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.