Sustentabilidade ambiental no contexto da economia circular no tratamento de resíduos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0001

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Economia circular, Meio ambiente, Economia de lixo

Resumo

A população mundial cresce exponencialmente e, para isso, a agroindústria tem um papel importante na produção de alimentos para essa população. A produção agrícola aumentará 60% até 2050 devido à demanda de alimentos. Esta situação coloca uma enorme pressão sobre os recursos naturais e, por isso, o meio ambiente está em crise. Ao mesmo tempo, a geração de resíduos está aumentando e, se não forem devidamente tratados, pode prejudicar o ecossistema terrestre, fluvial e oceânico. O conceito de economia circular veio para resolver esse problema, com a ideia de reaproveitar resíduos em novos produtos. Essa estratégia ajuda a minimizar o descarte inadequado de resíduos, reduzindo assim a poluição da água, do ar e do solo, a perda de biodiversidade e problemas de saúde, como a disseminação de doenças. Nesse contexto, a presente revisão visa apresentar os resíduos mais comuns gerados ao longo da cadeia produtiva de alimentos e os processos interessantes para convertê-los em produtos valiosos. Esta revisão traz uma visão geral das possibilidades de aplicação do conceito de economia circular para atingir metas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Michelon, Universidade do Contestado

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (2012), Mestre e Doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015/2021). É professor dos cursos de graduação da Universidade do Contestado, e professor do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da UnC. Tem experiência no desenvolvimento de projetos de saneamento ambiental e acompanhamento de processos de tratamento de resíduos. É pesquisador da área de ciências ambientais e engenharias, atuando na avaliação da qualidade da água, análise de risco microbiológico, desenvolvimento de tecnologias ecofriendly, biorremediação, biorrefinarias e produção de bioprodutos alinhados ao conceito de economia circular.

Paula Roberta Silveira Málaga, Universidade do Contestado

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2007), pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNOESC (2011), MBA em Ergonomia - Processo, Projeto e Produto pela Faculdade Inspirar (2016), mestre em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental pela Universidade do Contestado (2023). Atualmente atua como Engenheira de Segurança do trabalho no SESI - Serviço Social da Indústria na Unidade de Montenegro/RS. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto da Edificação e como Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC - Videira).

Aline Viancelli, Universidade do Contestado

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade do Contestado (2007). Graduação em Química (Licenciatura) pela Universidade Norte do Paraná (2019). Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutorado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012), área de concentração Microbiologia e Parasitologia. Pós-doutorado em Tratamento de Efluentes (Embrapa- Capes - 2012). Foi professora do Centro Educacional Mundo de Aprendizagem, atuando na área de Química. Foi coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da UnC, de 2018 a 2021. Desde 2021 está entre os pesquisadores mais influentes do mundo (AD Scientific Index). É professora titular dos cursos de graduação da Universidade do Contestado, e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da UnC. Atua principalmente no campo da microbiologia, virologia ambiental, qualidade de água, reuso de água e tratamento de efluentes da suinocultura. Co-founder do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Científica. Email: alineviancelli@unc.br, aline@gs4editora.com.

Publicado

2023-03-21