Sustentabilidade ambiental no contexto da economia circular no tratamento de resíduos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0001Palavras-chave:
Sustentabilidade, Economia circular, Meio ambiente, Economia de lixoResumo
A população mundial cresce exponencialmente e, para isso, a agroindústria tem um papel importante na produção de alimentos para essa população. A produção agrícola aumentará 60% até 2050 devido à demanda de alimentos. Esta situação coloca uma enorme pressão sobre os recursos naturais e, por isso, o meio ambiente está em crise. Ao mesmo tempo, a geração de resíduos está aumentando e, se não forem devidamente tratados, pode prejudicar o ecossistema terrestre, fluvial e oceânico. O conceito de economia circular veio para resolver esse problema, com a ideia de reaproveitar resíduos em novos produtos. Essa estratégia ajuda a minimizar o descarte inadequado de resíduos, reduzindo assim a poluição da água, do ar e do solo, a perda de biodiversidade e problemas de saúde, como a disseminação de doenças. Nesse contexto, a presente revisão visa apresentar os resíduos mais comuns gerados ao longo da cadeia produtiva de alimentos e os processos interessantes para convertê-los em produtos valiosos. Esta revisão traz uma visão geral das possibilidades de aplicação do conceito de economia circular para atingir metas sustentáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.