Efeito de 5 semanas da suplementação de beta-alanina em nadadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2023.001.0006

Palavras-chave:

Beta-alanina, Atletas, Natação

Resumo

A literatura científica evidencia que o dipeptídeo carnosina parece agir neutralizando íons hidrogênio resultantes da dissociação do ácido lático, o que pode postergar o aparecimento de fadiga após intervenção com β–alanina (βA). Para isso, foi traçado um estudo onde os participantes do estudo foram divididos após randomização em dois grupos: grupo placebo (GPLA, n = 4) e grupo β–alanina (GBA, n = 5) onde receberam de forma duplo-cega cápsulas com βA ou placebo (1, 6 g/dia na primeira semana e 3,2 g/dia nas quatro semanas seguintes) associadas a testes de natação (3 tiros em 100 metros livres a 95 % da FCMÁX). Os resultados encontrados mostraram uma redução da média do tempo final de prova do GBA (69,62 s vs. 69,51 s) quando comparada ao GPLA (77,56 s vs. 77,89 s), entretanto sem diferenças significativas (p > 0,05). Houve apenas uma alteração no pico de lactato do GPLA comparado ao GBA nos testes 2 e 3 (p < 0,05). Não encontramos diferenças significativas após intervenção de 5 semanas sobre a composição corporal e marcadores de função hepática e renal em ambos os grupos. Houve apenas uma alteração no pico de lactato do GPLA comparado ao GBA nos testes 2 e 3 (p < 0,05). Conclui-se que a dosagem de βA utilizada nesse estudo não alterou o rendimento atlético (tempo final de prova) e composição corporal dos nadadores, entretanto, reforçou que a dosagem utilizada não promoveu alterações significativas nas funções hepáticas e renais por um tempo curto de intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Marinho Falcão , Faculdade Estácio de Alagoas

Nutricionista graduado pela Faculdade Estácio de Alagoas/FAL (2017). Especialista em Nutrição Esportiva pela UNICORP (2019). Monitor das disciplinas de Avaliação Nutricional (2015/2 - 2016/1) e Nutrição e Dietética (2016/1) da Faculdade Estácio de Alagoas/FAL para os cursos de Nutrição. Aluno bolsista de iniciação científica analisando a eficácia e segurança da suplementação de beta-alanina em nadadores sobre marcadores de fadiga, função hepática e renal (2015/2 - 2016/1). Extensionista do projeto Nutrição Para Todos ofertando atendimento clínico em nutrição com supervisão. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em nutrição esportiva, avaliação nutricional e nutrição e dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos ergogênicos nutricionais e sustâncias para melhoria do desempenho.

Raphael de Souza Pinto, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (2006) e doutorado em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo (2011). Realizou o pós doutorado na Faculdade de Medicina da USP pela disciplina de Cirurgia Vascular. Atuou como especialista em pesquisa clínica na industria farmacêutica - EMS S.A. Tem experiência como coordenador de curso, pesquisador e docente na área de Biomedicina e Ciências da Saúde, com ênfase em Endocrinologia e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: glicação, glycated albumin, diabetes, transporte reverso de colesterol, aterosclerose e doenças cardiovasculares.

Angela de Oliveira Godoy Ilha , Universidade Santa Cecília

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (Fim em 2002), especialização em "Nutrição nas Doenças Crônico-degenerativas" pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2004), mestrado em Ciências pelo programa de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fim em 2009), doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição da Universidade Federal de São Paulo (Início em 2022). Atua na docência desde 2010 e na área clínica desde 2003. Atualmente é docente da Universidade Santa Cecília, Santos/SP. 

Michele Ferro de Amorim Cruz , Centro Universitário de Brasília

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 2012. Mestre em Nutrição na área de Epidemiologia dos Agravos Nutricionais pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPGNUT) da UFAL. Pós-graduada em nutrição e suplementação esportiva pela Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo. Pós-graduada em Educação Alimentar e Nutricional pelo Instituto IACI. Docente do curso de nutrição desde 2014. Docente de pós graduação desde 2017. Coordenadora do projeto de extensão de atendimento nutricional de atletas do Distrito Federal-DF: Nutrição para vencer! 

Tibério Silva Medeiros, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Mestre e ciências da saúde para UFAL. Experiência em ensino superior. Tem experiência na área de desenvolvimento farmacotécnico de produtos cosméticos e medicamentosos. Atualmente consultor científico na área de farmácias magistrais. 

Braulio Cesar de Alcantara Mendonça, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Professor Assistente I da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenador dos Cursos de Educação Física da Faculdade Estácio-FAL. Representante da Rede Brasileira de Atividade Física do Ministério da Saúde. Coordenador do Núcleo Interprofissional de Pesquisa e Pós-Graduação no Ensino em Saúde. Tem experiência na área de Educação Física (Ênfase em Atividade Física e Saúde) e na área de Formação Profissional para a Saúde.

Publicado

2023-06-19