Importância da nutrição enteral e outras formas de nutrição em pacientes oncológicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.004.0018Palavras-chave:
Nutrição Enteral, Oncologia, Desnutrição, Assistência NutricionalResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a nutrição enteral e outras formas de nutrição visando a evolução positiva em pacientes oncológicos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com uma abordagem qualitativa de pesquisa de modo a responder o questionamento central do trabalho: Quais os benefícios da nutrição enteral em pacientes oncológicos? A escolha dos artigos analisados pautou-se em critérios de inclusão: I - Período de Publicação de 2017-2022; II - Linguagem da publicação em português e inglês; III - Metodologia de pesquisa aplicada, integrativa, literária, sistemática e estudo de caso. Para realização deste estudo foi necessário a utilização das seguintes bases de dados: National Library of Medicine - PUBMED e Scientific Electronic Library Online - SCIELO. Após a aplicação da metodologia foram selecionados 15 artigos para análise. Os artigos tratam sobre o câncer classificando-o como doença responsável pela desordem das células causando a invasão dos tecidos e órgãos, com possibilidade de espalhar-se para outras regiões do corpo. As consequências dessa doença causam no paciente, perda de apetite e, consequentemente, perda de peso são sintomas que a terapia de radiação e uso de agentes quimioterápicos têm em comum, uma vez que causam náusea, vômito e diarreia, conduzindo a um desequilíbrio de fluídos e eletrolítico, que pode levar à retenção de líquido. Neste cenário, compreende-se que a atuação do nutricionista é benéfica para equilibrar o nível nutricional do paciente através da nutrição enteral, promovendo melhoria na qualidade de vida do paciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.