Intercorrências no uso de ácido hialurônico em preenchimento labial e rinomodelação: possíveis causas e tratamentos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.003.0024Palavras-chave:
Harmonização facial, Complicações em preenchimento labial e rinomodelação, Ácido hialurônicoResumo
Com a ascensão das redes sociais a busca pela imagem perfeita aumentou drasticamente nas ultimas décadas, criando uma conexão do ser humano entre o sentir-se bem e mais atraente com a realização de procedimentos estéticos, dentre os principais, o preenchimento labial e rinomodelação com ácido hialurônico. A técnica consiste na injeção da matéria prima dentro das limitações anatômicas dos lábios ou nariz, e, como todo procedimento estético, apresenta riscos de complicações que devem ser manejadas de forma rápida, visando anular ou minimizar consequências mais graves. Para a realização do presente artigo, foi utilizado o método de revisão de literatura onde nas bases de dados Google acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDBTD), Scientific eletronic library Online (SciELO) e Annals of Internal Medicine foram empregados os descritores: Estética avançada, harmonização facial com ácido hialurônico e intercorrências em preenchimentos faciais. Foram encontrados 89 artigos relacionados aos títulos supracitados, dois quais apenas 36 se enquadraram no critério de seleção que se baseou em: documentos da língua portuguesa e inglesa que retratavam os procedimentos de harmonização facial, dando ênfase ao preenchimento labial e a rinomodelação, possíveis complicações, suas causas e tratamentos. Após a minuciosa leitura, avaliação e síntese dos textos e documentos encontrados, pode-se concluir que os profissionais que executem tais técnicas devem sempre atualizar seus conhecimentos sobre a anatomia facial, escolha correta e execução das técnicas de preenchimento e manejo das possíveis intercorrências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.