Avaliação e caracterização de insalubridade pro exposição á ruído de um trabalhador de uma empresa de recuperação de plástico pead do município de Caçador/SC
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0040Palavras-chave:
Ruído, Insalubridade, Higiene OcupacionalResumo
A audição é considerada um dos principais sentidos do corpo humano, por isso desempenha uma fundamental importância no desenvolvimento global do ser humano. Devido ao desenvolvimento industrial a cada dia mais pessoas estão trabalhando em indústrias, operando máquinas, trabalhando em conjunto com elas ou apenas próximo delas, e uma das principais características das máquinas é o elevado ruído gerado, deixando assim muitas indústrias com um elevado ruído ambiental e ocupacional em seu parque fabril. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a higiene ocupacional no ambiente de trabalho de uma empresa de reciclagem de plástico, por meio da análise de emissão de ruído e o cálculo de insalubridade de um operador do processo de extrusão. O presente trabalho foi executado em uma empresa do ramo de recuperação de resíduos de plástico do município de Caçador/SC, para a realização dos cálculos de insalubridade utilizou-se os cálculos da dose de exposição ao ruído estabelecidas NR-15 e NHO-01. Como estudo pode-se observar que a exposição do trabalhador junto ao ruído é significativa, ultrapassando os níveis de orientação da NR-15 e NHO-0, caracterizando a atividade como insalubre, necessitando do controle e atenuação do ruído para melhoria do ambiente de trabalho. Assim, conclui-se que apesar do ruído excessivo em níveis inaceitáveis para o trabalhador a empresa busca melhorar a qualidade da atividade do trabalhado, por meio da disponibilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), porém medidas devem ser adotadas para minimizar a interação do ruído ocupacional com a unidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.