Medidas restritivas de combate ao covid-19 e as liberdades individuais: Brasil versus práticas internacionais

Autores

  • Aline Angela Vieira Faculdade de Colinas do Tocantins
  • Fabiano Sobrinho Maciel Faculdade de Colinas do Tocantins
  • Neuvan José de Sousa Siqueira Faculdade de Colinas do Tocantins
  • Aurélia Martins de Pádua Vieira Faculdade de Colinas do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.002.0038

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Medidas Restritivas, Governo

Resumo

O estudo em questão caracteriza-se como uma análise quanto às medidas restritivas de combate ao Covid-19 adotadas pelo Governo Brasileiro frente às liberdades individuais e coletivas, bem como um paralelo com as ações internacionais e os resultados dessas ações. Configura-se como uma pesquisa documental com abordagem dialética, sendo os documentos selecionados analisados a partir da análise de conteúdo. Como fontes de informação foram utilizados os documentos oficiais publicados em Diário Oficial, observando estritamente os que abordam as medidas restritivas de combate ao coronavírus, buscando traçar um delineamento retórico objetivo para o andamento do estudo. Observa-se, a partir disso, que o cenário brasileiro enfrenta uma visão dicotomizada e polarizada entre as ações do Governo Federal e as dos Governos Estaduais, somando-se a isso as decisões do Poder Judiciário, reverberando as consequências disso nos conflitos políticos, sociais e econômicos que emergem da realidade social na qual o país se estabelece. Por fim, evidencia-se a necessidade da construção de elementos sólidos e com vistas ao rigor do método científico, o compromisso com os dados e as informações, bem como a segurança das análises apresentadas, reiterando a necessidade de uma análise social das medidas de prevenção, em observância aos contextos socioeconômicos, educacionais e formação política da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Angela Vieira, Faculdade de Colinas do Tocantins

Possui ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA MUNICIPAL EDUARDO PEREIRA DUARTE(2006).

Fabiano Sobrinho Maciel, Faculdade de Colinas do Tocantins

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Min. Jarbas Gonçalves Passarinho(2001).

Neuvan José de Sousa Siqueira, Faculdade de Colinas do Tocantins

Possui graduação em Direito pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo(2010) e especialização em MAÇONOLOGIA HISTÓRIA E FILOSOFIA pelo Centro Universitário Internacional(2018). Tem experiência na área de Direito. 

Aurélia Martins de Pádua Vieira, Faculdade de Colinas do Tocantins

Possui graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (2001),Bacharel em Direito ( 2014) pela Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins- Fiesc/Uniesp, é especialista em Informática Educativa. Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal de Manaus., especialista em Direito Civil.Atua como docente na Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas do Tocantins, Universidade Brasil.Professora de Língua Portuguesa na rede pública de ensino do Estado do Tocantins.Atualmente é Coordenadora Financeira na Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos e advogada no escritório Guimarães Advocacia.

Publicado

2022-05-18

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde