SARS-CoV-2- hábitos alimentares e comportamentais da população de Parauapebas (PA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0037

Palavras-chave:

Isolamento Social, Hábitos alimentares, COVID-19, Rotina, Dia a dia

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar os hábitos alimentares e comportamentais da população de Parauapebas (PA) durante o isolamento social em decorrência da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi um estudo transversal quali-quantitativo. Foi aplicado um formulário on-line, composto por perguntas abertas e fechadas, no qual se obteve 472 respostas válidas com participantes de ambos os sexos, sendo 26,27% (n=124) masculino e 73,72% (n=348) feminino, com idade entre 18 a 60 anos. Os formulários continham questões sobre idade, gênero, raça, escolaridade, altura, peso corporal anterior e posterior ao isolamento, bairro que reside, estado emocional, hábitos alimentares e comportamentais. Os resultados da pesquisa indicaram que a pandemia contribuiu com alterações de hábitos e comportamentos associados a fatores emocionais como estresse e ansiedade. Relatados com maior frequência pelos sujeitos da pesquisa que culminou em mudanças alimentares na vida dos participantes. Com base nos resultados deste estudo, sugere-se que o isolamento decorrente da pandemia de COVID-19 possa ter relação direta com as mudanças de hábitos alimentares com fatores emocionais potencializando todo esse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Christielle Silva de Sousa, Faculdade Master de Parauapebas

Graduada em NUTRIÇÃO pela Faculdade Master do Pará - FAMAP (2021). Pós Graduanda em Obesidade e Emagrecimento e Nutrição Materno Infantil pela Faculdade Serra Geral - FASG. Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Serra Geral - FASG. Docente Supervisora de Estágio de Nutrição e Saúde Pública. Atuante na área de Nutrição Clínica, segurança alimentar e atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais realizando a avaliação, prescrição e planejamento de dietas. Treinamentos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e orientações de funcionários atuantes nas atividades relacionadas aos serviços de UAN. Contato: (94) 98185-8783 / 99199-6321 E-mail: nutrivanessachristielle@gmail.com.

Elisangela Oliveira Silva Froz, Faculdade Master de Parauapebas

Possui ensino-medio-segundo-graupela EEEM GENERAL EUCLYDES FIGUEIREDO(2011). Tem experiência na área de Nutrição.

Kaelem Assis Rocha Silva, Faculdade Master de Parauapebas

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colegio Pitagoras(2013). 

Stefane Carvalho da Cunha, Faculdade Master de Parauapebas

Graduada em NUTRIÇÃO pela Faculdade Master do Pará - FAMAP, Pós Graduanda Nutrição, Controle e Qualidade dos Alimentos - Faculdade Metropolitana, Pós Graduanda Emagrecimento e Estética e Nutrição Clínica e Esportiva pela Faculdade Serra Geral - FSG. Tem experiência na área de Nutrição Materno Infantil com Alergia a Proteína do Leite de Vaca - APLV. Realização de Anamnese e Antropometria com crianças de 0 á 2 anos, Orientação Nutricional sobre Introdução Alimentar e Desmame. Experiência no âmbito Clínico e Público, Prescrevendo Plano Alimentar e Conduta Nutricional, atendendo indivíduos saudáveis e com patologias. Contato: (94) 981050319 E-mail: stefanecarvalhonutri@gmail.com.

Victória Carolline do Moraes Gatti, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduanda em engenharia agronômica - Universidade Federal rural da Amazônia (2018).

Priscilla Andrade Silva, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui Graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade do Estado do Pará (2009) e Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (2011). Doutorado em Agronomia (Fisiologia e Bioquímica) pela Universidade Federal Rural da Amazônia e sanduíche pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente Professora Adjunta da UFRA. Linhas de Pesquisa: Processamento Tecnológico de Produtos de Origem Animal e Vegetal, Bioquímica e Fisiologia da Produção Vegetal. Coordena o Projeto de Pesquisa intitulado "Qualidade de Sistemas de Plantios das Culturas de Açaí e Mandioca no Sudeste do Pará". O Projeto de Extensão intitulado "Transferência de tecnologia aplicada aos produtores assistidos pelo CETAF-Parauapebas". E o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico "Alimentos Artesanais Padronizados: uma alternativa tecnológica para a agricultura familiar do Estado do Pará". O Projeto de Pesquisa "Desenvolvimento tecnológico de novos produtos aplicados a pecuária do Sudeste do Pará". Docente do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal na Amazônia da UFRA-Parauapebas. 

Mariana Leal Oliveira, Faculdade Master de Parauapebas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é consultora ambiental - Ecology Brasil. , atuando principalmente nos seguintes temas: Floresta Nacional de Carajás, fauna e educação ambiental.

Publicado

2021-09-28

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva