Implantação de farmácias de manipulação junto aos hospitais públicos: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2022.001.0005Palavras-chave:
Farmácias de Manipulação, Remédios, Hospitais PúblicosResumo
O estudo em tela é o resultado de uma profunda pesquisa bibliográfica que buscou identificar na literatura científica e farmacológica a possibilidade e viabilidade de implantação da Farmácias de Manipulação de Medicamentos no interior dos Hospitais Públicos no Brasil, no intuito de dar embasamento teórico para a discussão e também subsídios para a concretização dos estudos de viabilidade técnica de implantação. Para além disso, foram discutidas questões como a importância do Sistema Único de Saúde na garantia da saúde do cidadão brasileiro, bem como a defesa deste sistema; a importância da discussão sobre a implantação das farmácias de manipulação nos hospitais públicos; e a atuação do profissional em farmácia neste e em outros campos da farmacologia. Este estudo é de caráter bibliográfico com uma abordagem dialética. O universo da pesquisa foram as Plataformas Indexadas de Produções Científicas, como Scielo e PubMed, as Plataformas de Teses e Dissertações da Capes, bem como o buscador acadêmico Google Acadêmico, pela sua alta capilaridade nos mecanismos de buscas. Antecipadamente, observa-se uma escassa produção científica no tangente ao assunto, mas identifica-se também os possíveis motivos para o cenário. Este estudo não tem o objetivo de findar a discussão, mas sim de ampliar e difundir o conhecimento aqui construído, bem como despontar futuras pesquisas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.