Avaliação do nível de satisfação dos usuários do serviço público de saúde: o caso de um centro de saúde na microrregião de Cajazeiras-PB
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0020Palavras-chave:
Nível de satisfação, Usuário, Serviços Públicos de Saúde, Microrregião de CajazeirasResumo
A reforma administrativa inseriu o modelo gerencialista na Administração Pública, buscando dá eficiência aos serviços públicos, para tanto trouxe conceitos, práticas e inovações do setor privado para o público, focalizando os serviços públicos nos principais alvos: o cidadão-usuário. No caso da saúde, os serviços são realizados por políticas sociais e econômicas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que busca a melhoria da qualidade de vida da sociedade e focaliza suas ações na universalidade do atendimento aos usuários-cidadãos. Desta forma, objetivou-se com esse estudo, avaliar o nível de satisfação do usuário do serviço público de saúde prestado por um centro de saúde que integraliza a rede do SUS na Microrregião de Cajazeiras. A pesquisa está caracterizada como uma pesquisa qualitativa, com fins descritivos, exploratório, estudo de campo e de caso. Utilizou-se da pesquisa survey na aplicação do questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram os usuários do centro de saúde, cuja amostra foi caracterizada como não probabilística e por conveniência. Entendendo, ao final, que a satisfação dos usuários corrobora a literatura, a qual entende estar a satisfação diretamente ligada às expectativas criadas pelos usuários, sendo que o grau de satisfação dependerá de como as expectativas foram atendidas, e no caso in loco não difere.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Scire Salutis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.