Avaliação do nível de satisfação dos usuários do serviço público de saúde: o caso de um centro de saúde na microrregião de Cajazeiras-PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2236-9600.2021.003.0020

Palavras-chave:

Nível de satisfação, Usuário, Serviços Públicos de Saúde, Microrregião de Cajazeiras

Resumo

A reforma administrativa inseriu o modelo gerencialista na Administração Pública, buscando dá eficiência aos serviços públicos, para tanto trouxe conceitos, práticas e inovações do setor privado para o público, focalizando os serviços públicos nos principais alvos: o cidadão-usuário. No caso da saúde, os serviços são realizados por políticas sociais e econômicas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que busca a melhoria da qualidade de vida da sociedade e focaliza suas ações na universalidade do atendimento aos usuários-cidadãos. Desta forma, objetivou-se com esse estudo, avaliar o nível de satisfação do usuário do serviço público de saúde prestado por um centro de saúde que integraliza a rede do SUS na Microrregião de Cajazeiras. A pesquisa está caracterizada como uma pesquisa qualitativa, com fins descritivos, exploratório, estudo de campo e de caso. Utilizou-se da pesquisa survey na aplicação do questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram os usuários do centro de saúde, cuja amostra foi caracterizada como não probabilística e por conveniência. Entendendo, ao final, que a satisfação dos usuários corrobora a literatura, a qual entende estar a satisfação diretamente ligada às expectativas criadas pelos usuários, sendo que o grau de satisfação dependerá de como as expectativas foram atendidas, e no caso in loco não difere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Andrade de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública (FIP). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). Pesquisador no Grupo Direitos Humanos e Políticas Públicas (UFCG) - Linha de pesquisa "Controle Social e Políticas Públicas", no Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar - NEOP (UERN) e no Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET/UERN) - Linha de pesquisa "Argumentação, identidade, cultura local e sala de aula: estudos sobre processos retórico-argumentativos e ensino da argumentação". Possui interesse nos seguintes temas: Direito Administrativo, Direitos Humanos, Direito Socioambiental, Direitos Culturais, Direito e Humanidades (Law and Humanities), Direito & Literatura (Law and literature), Gestão Pública, Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Socioambiental, Ciências Ambientais, Argumentação, Linguagem jurídica, Linguagem nas Organizações, Discurso Jurídico, Discurso Organizacional, Pragmática, Literatura, linguagem e humanidades, Artes e humanidades.

Jamilton Costa Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Gestão de Recursos Naturais - PPGEGRN/UFCG. Mestre em Sistemas Agroindustriais/Área de Concentração: Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGSA/CCTA/UFCG (2018). Especialista em Gestão Pública Municipal - CEGPM/CCSA/UFPB (2018). Especialista em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos - ANA/IFCE (2018). Especialista em Gestão da Educação Municipal - CCJ/UFPB (2017). Especialista em Gestão Ambiental - CCJS/UFCG (2017). Graduado em Geografia ? UEPB (2021). Graduado em Ciências Contábeis - FAFIC (2013). Foi pesquisador do Projeto de Pesquisa e Extensão: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: Uma contribuição à Cidade de Cajazeiras/PB - FAFIC (2013). Foi Residente Pedagógico em Geografia - UEPB. Foi professor dos cursos técnicos: Operador de Caixa, Operador de Supermercado - SENAC/PB (2016); Agente de Desenvolvimento Cooperativista - Rede e-Tec/Ação Novos Caminhos/IFPB (2020); Assistente Administrativo - FIC EaD/Ação Novos Caminhos/SEDUC (2020-2022); Vigilância Sanitária, Contabilidade - MédioTec/SEECT/PB (2017-2021). Foi Professor Especialista do Programa Desafio Celso Furtado: os ares do mundo - escola, criatividade e desenvolvimento regional - SEECT/PB (2020) e Professor Especialista do Programa Celso Furtado de inovação educacional e desenvolvimento regional - SEECT/PB (2021). É pesquisador nas seguintes áreas: Meio Ambiente; Gestão Ambiental; Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos; Gestão dos Recursos Hídricos; Saneamento Básico; Indicadores de Sustentabilidade; OS 17 ODS (Agenda 2030); Cidades Sustentáveis; Smart Cities (Cidade Inteligente); Políticas Públicas (social educacional e saúde); Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Regional, Local e Urbano; Gestão Pública; Gestão Democrática; Gestão da Educação; Administração Pública; Transparência; Controle Social; Educação Financeira e Educação Ambiental.

Gildevânia de Souza Lins Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Agente de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte. Bacharela em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Especialista em Direito Processual Civil (UFCG). Foi Assessora Jurídica na Prefeitura Municipal de Poço Dantas e Câmara Municipal de Uiraúna. Advogou por 8 anos nas áreas cível, trabalhista, previdenciária, administrativa e penal. Foi advogada no Centro de Referência de Assistência Social no Município de Poço Dantas e Uiraúna. Tem experiência em docência. Aluna Especial do Mestrado em Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Luan Caio Andrade de Morais, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Farmácia (Farmacêutico) pela Universidade Federal da Paraíba (2015). Atualmente é graduando do curso de Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Cinthia Moura Frade, Universidade Estadual da Paraíba

Mestra em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Membro do NAC (Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB - Linha de Pesquisa: Aprendizagem e Competências. Possui interesse nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão Pública, Empreendedorismo, Gestão por Competências, Aprendizagem Gerencial, Prática Docente.

Downloads

Publicado

2021-06-22

Edição

Seção

Políticas, Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde