Arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3039.2020.001.0001Palavras-chave:
Arrecadação, Aplicação, Recursos financeiros, Campanha eleitoralResumo
O presente artigo analisa a arrecadação e aplicação de recursos nas campanhas eleitorais. É importante refletir sobre o financiamento dos partidos e das campanhas eleitorais no Brasil, verificando quais as questões polêmicas que envolvem essa temática. Diante de todo o contexto histórico que envolve o sistema representativo brasileiro, algumas problemáticas surgem em âmbito eleitoral, despertando o interesse da doutrina e da sociedade, como é o caso da corrupção, que viola o patrimônio público e privilegia interesses particulares. Daí a importância de entender a problemática de como é realizado o financiamento de partidos e campanhas políticas no país?. Observa-se a discussão atual a respeito do investimento de recursos públicos para essa finalidade, sendo preciso identificar o que diz a doutrina a respeito do tema. Essa relação entre dinheiro e política sempre esteve marcada pela complexidade, principalmente em um estado democrático, no qual o cidadão passa a questionar ativamente o papel das instituições políticas na vida em coletividade. Os partidos políticos passam a competir por recursos, que são necessários para a sua própria existência. Assim, diante da importância de estudar cientificamente a questão, são sistematizados e analisados livros, artigos científicos e trabalhos acadêmicos que tratem do financiamento de campanha eleitoral.
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