Parques verdes urbanos: espaços de sensibilização ambiental e bem-estar social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0003

Palavras-chave:

Parques Verdes Urbanos, Percepção Ambiental, Conservação Ambiental

Resumo

Os Parques Verdes Urbanos são espaços destinados à proteção do ambiente natural e bem-estar psicossocial para a população de grandes cidades. Diante dessas funções, esse estudo de caráter qualitativo, investigou os tipos de usos sociais e a percepção ambiental de frequentadores de um Parque Verde Urbano (PVU), na cidade de Manaus-AM. Participaram da pesquisa 30 adultos, a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas logo após a visita ao parque. Os resultados apontam que as pessoas se deslocam para este espaço em busca de contato com a natureza, bem-estar e lazer. O estudo mostra que as percepções ambientais dos visitantes sobre o PVU evidenciam aspectos relacionados à sua atratividade, sentimentos de prazer e valorização da natureza além de despertar pensamentos relacionados à conservação da natureza. Constatou-se que a percepção ambiental dos visitantes incorpora de forma contundente aspectos ambientais que levam ao bem-estar e estes aspectos socioambientais dão suporte ao caráter de importância do PVU. Dessa forma, os espaços se configuram como instrumentos de sensibilização das pessoas para a proteção da natureza e espaços sociais de socialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karoline Matos Fernandes, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Tecnologia em Agroecologia pela Universidade do Estado do Amazonas (2011), Mestrado em Ciências do Ambiente. Tem experiência na área de Tecnologia em produção familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura orgânica, Sistemas Agroflorestais. Tem interesse em estudos relacionados a Percepção Ambiental e relação Homem-Ambiente.

Maria Inês Gasparetto Higuchi, Brunel University London

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979), mestrado em Ecologia Humana - Michigan State University (1986) e doutorado em Antropologia Social - Brunel University of London (1999). Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental. Também atua como professora membro permanente dos cursos de Mestrado em Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Sustentabilidade Ambiental na Amazônia (mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Amazonas. Atua nas áreas de Psicologia Social do Ambiente, Educação Ambiental e Antropologia Social.

Downloads

Publicado

2017-09-15