Convergências e similaridades entre os campos da educação ambiental, educação estética e educação patrimonial

Autores

  • José Matarezi Universidade da Região de Joinville
  • Paulo Ivo Koehntopp Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nadja de Carvalho Lamas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0020

Palavras-chave:

Crises Epistemológicas, Educação Ambiental, Educação Patrimonial, Educação Estética.

Resumo

Neste artigo de revisão teórica, evidencia-se uma conjuntura de crises e transições paradigmáticas, desafiando o mundo contemporâneo a trilhar os caminhos que levem à construção de sociedades sustentáveis. Pela pesquisa bibliográfica, procurou-se estabelecer um diálogo entre a Educação Ambiental, Estética e Patrimonial, em busca de suas convergências e similaridades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Matarezi, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1996). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE - 2017). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e colaborador da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná (FACINOR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Comunitária e Unidades de Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, percepção ambiental, gestão participativa, conservação e desenvolvimento local, metodologias e processos de formação em Educação Ambiental, etnoconhecimento, educação estética e movimentos sociais.

Paulo Ivo Koehntopp, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 1985), especialização em Aquicultura (UFSC 1986), mestrado em Biotecnologia (UFSC 1998) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC 2010). Foi pró-reitor de Graduação (2001 a 2004), Reitor (2005 a 2012) e é professor titular da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) atuando nos cursos de Biologia (Marinha, Licenciatura, e Meio Ambiente e Biodiversidade) e Engenharia Ambiental. Foi presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE (2008 a 2010) e pesquisador da Organizacion de Las Naciones Unidas para La Agricultura (FAO). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Mudanças Climáticas Globais, Biorremediação e Biodegradação de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: biochemicals, impacto das mudanças climáticas na sociedade e no patrimônio cultural, biodegradação, vitamina B12 e doenças respiratórias. Professor do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade (MPCS) na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Atualmente exerce a função de Secretário Executivo do Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) e é professor titular na Univille das disciplinas de Climatologia e Tópicos Especiais no Curso de Ciências Biológicas, Climatologia e Meteorologia no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, e Patrimônio Cultural e Cidadania II no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade. Em andamento o Curso de Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana - OUI (IGLU - México 2016/Canadá 2017).

Nadja de Carvalho Lamas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), doutorado sanduiche pela Université Paris 1- Panthéon Sorbonne, mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), especialização em arte na educação, pela FAP (1992), e graduação em Administração pela Fundação Educacional da Região de Joinville (1981). Professora titular da Universidade da Região de Joinville, nos cursos de Artes Visuais, Publicidade e Propaganda. Professora no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade, da Univille, nas disciplinas Estética, Cultura Verbal e Cultura Visual, e Pensamento Contemporâneo. Pesquisadora na área de Artes, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, arte/ cultura e ensino da arte. Estágio pós-doutoral em Ciências da Linguagem, na Unisul, Campus de Palhoça (em andamento). 

Downloads

Publicado

2017-05-17