Levantamento e análise dos conflitos pelos usos da água na bacia do Ribeirão da Prata - MG

Autores

  • Hélio de Magalhães Júnior Universidade Federal de Minas Gerais
  • Frederico Wagner de Azevedo Lopes Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0004

Palavras-chave:

usos das águas, conflitos socioambientais, gestão de recursos hídricos, balneabilidade.

Resumo

A bacia hidrográfica do Ribeirão da Prata está localizada no alto curso da bacia do Rio das Velhas, na região do Quadrilátero Ferrífero, abrangendo os municípios de Caeté e Raposos em Minas Gerais. Atualmente, a bacia tem sofrido ameaças devido a distintos interesses de usos das águas, como para mineração, abastecimento de água, lançamento de efluentes, balneabilidade e preservação. Neste contexto, o objetivo do trabalho é levantar e analisar os conflitos reais e potenciais de usos da água na Bacia do Ribeirão da Prata, de forma a possibilitar um diagnóstico atualizado da bacia, como ferramenta de suporte ao gerenciamento de recursos hídricos. Deste modo, foi realizado um levantamento histórico de usos das águas na bacia do Ribeirão da Prata, bem como a identificação dos conflitos pela água na bacia e os atores sociais envolvidos. Após a identificação dos usos demandados, foi realizada a avaliação da qualidade das águas e sua conformidade aos usos identificados, por meio da utilização de dados secundários. Conforme o levantamento realizado, a bacia estudada é uma região potencialmente conflituosa, especialmente por demandas distintas do setor minerário, abastecimento doméstico e lazer (balneabilidade), sendo este último, incompatível com a qualidade de água verificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio de Magalhães Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Cartografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na área de Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais. Possui bacharelado em Ciências Socioambientais pela UFMG

Frederico Wagner de Azevedo Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Geografia - Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais(2012), com período sandwich junto ao National Institute of Water and Atmospheric Research (NIWA) - Nova Zelândia. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Programa de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais do Departamento de Cartografia (UFMG).Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas, balneabilidade, saneamento, avaliação de impactos ambientais e manejo de bacias hidrográficas.

Downloads

Publicado

2017-05-10