Valoração e percepção ambiental: estudo de caso no baixo curso do rio Cocó, Fortaleza, Ceará, Brasil

Autores

  • Beatriz França Machado Alves de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Kamila Vieira de Mendonça Universidade Federal do Ceará
  • Fábio de Oliveira Matos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0024

Palavras-chave:

Valoração Ambiental, Percepção, Economia Verde

Resumo

O rio Cocó possui um dos principais recursos hídricos da Região Metropolitana de Fortaleza e contendo múltiplos usos ao longo do seu curso e manguezal. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivos estimar o valor econômico ambiental de um trecho do rio localizado em seu baixo curso e verificar a percepção ambiental dos moradores e frequentadores do local. A DAP média encontrada foi de R$ 1,93 per capita por mês e o valor médio mensal de R$ 82.175,54 considerando a população total dos entornos da área estudada. De acordo com a percepção ambiental dos entrevistados, o bem-estar e o lazer são os principais benefícios do trecho à Fortaleza, além disso, 79% não consome o pescado da região atribuído ao aspecto visual do rio e poluição do mesmo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz França Machado Alves de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Ambientais pela universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação de Geografia (UFC) e integrante do Laboratório de Cartografia (Labocart). Foi bolsista de Iniciação Tecnológica e Industrial do CNPq (2013 - 2014) no Laboratório de Biogeoquímica Costeira - Labomar, UFC e bolsista de Extensão no Laboratório de Psicologia Ambiental - Locus, UFC (2014-2015).

Kamila Vieira de Mendonça, Universidade Federal do Ceará

Profa. do Instituto de Ciências do Mar - Labomar - UFC, doutora em Economia (CAEN / Universidade Federal do Ceará / 2014), possui Mestrado em Economia Rural (UFC / 2009) e Especialização em Desenvolvimento Econômico (UFC / 2008).

Fábio de Oliveira Matos, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Geografia - Universidade Federal do Ceará (2013). Exerce trabalhos de orientação nos Programas de Pós-graduação em Geografia (UFC) e Ciências Marinhas Tropicais (UFC). Atua na área de Gestão Integrada da Zona Costeira, com ênfase na temática urbana e regional: desenvolvimento, maritimidade, urbanização litorânea e gestão ambiental. É editor-chefe da revista Geosaberes e atua como pesquisador no Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), do departamento de Geografia da UFC, bem como no Laboratório de Economia, Direito e Sustentabilidade (LEDS), do Labomar.

Downloads

Publicado

2017-01-11