O gerenciamento dos resíduos sólidos dos serviços de saúde no contexto da saúde ambiental

Autores

  • Dayane Clock Luiz Instituto Federal de Santa Catarina
  • Therezinha Maria Novais de Oliveira Universidade da Região de Joinville

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0006

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde, saúde ambiental, gerenciamento de resíduos.

Resumo

A gestão segura e sustentável dos resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS) é um imperativo de saúde pública. A gestão inadequada dos RSSS constitui um risco significativo para os pacientes, trabalhadores da saúde, da comunidade e do meio ambiente. Este é um estudo que objetivou realizar um levantamento bibliográfico a respeito dos resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS) e a saúde ambiental. Realizou-se um levantamento nas bases de dados eletrônicas SCIELO, LILACS, BIREME, BVS e portal de periódicos CAPES. Este artigo realiza uma revisão de literatura abordando os aspectos históricos, conceituais, institucionais e legais dos RSSS, enfocando a problemática do gerenciamento inadequado e a importância do gerenciamento dos RSSS na ótica da saúde ambiental. A complexidade do gerenciamento dos RSSS exige uma análise inter e transdisciplinar e o conhecimento sobre variáveis relacionadas com diferentes áreas do conhecimento. Diante dos resultados encontrados até agora, é fundamental o comprometimento dos atores envolvidos no processo de gerenciamento dos resíduos apoiando-se na vontade política dos governantes, na disponibilidade de recursos humanos e econômicos, são fatores necessários para uma gestão eficaz, a qual permitirá a comunidade uma melhoria em diversos setores primordiais, entre eles: saúde pública e saúde ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Clock Luiz, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pelo Instituto Superior Luterano de Educação de Santa Catarina (2003). Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Santa Catarina, Câmpus Joinville, atuando na área de Saúde e Serviços. Possui especialização em Saúde Coletiva -Ielusc (2005), especialista na Educação de Jovens e Adultos, Proeja, - IFSC (2009). Mestre em Engenharia da Produção - Sociesc (2010). Doutoranda do Programa Saúde e Meio Ambiente - Univille (início em 2015)

Therezinha Maria Novais de Oliveira, Universidade da Região de Joinville

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (1993), doutorado em Engenharia de Produção na área de concentração - gestão ambiental pela UFSC (1998), Pós-doc na Faculdade de Engenharia do Porto - FEUP - Universidade do Porto ?Portugal no Departamento de Engenharia Civil - Instituto de Hídráulica e Recursos Hídricos (2007/2008). Iniciou como professora na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE em 1996, onde, ocupou a chefia do Departamento de Química Industrial (2000-2001), a chefia da área de Pesquisa (2001), a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (2001/2008), a Diretoria da Incubadora de Base Tecnológica de Joinville (Fundação Softville) (2001 a 2012) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIVILLE (2009 -2012), a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente (2014 - Fev. 2017). Atualmente ocupa a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Univille e atua na graduação nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Biologia Marinha da UNIVILLE. Têm experiência de pesquisa e extensão na área de Engenharia Sanitária e Ambiental com ênfase em Gestão e toxicologia ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade das águas, gestão de recursos hídricos, poluição marinha, nanotoxicologia, ecotoxicologia, gestão ambiental, saúde ambiental e gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos. Atua como conselheira no conselho municipal de meio ambiente do município de Joinville, sendo também integrante do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão e Cachoeira e avaliadora do banco de avaliadores institucionais e de curso do INEP/MEC

Downloads

Publicado

2017-01-11