Universidade sustentável: análise internacional sobre a temática na literatura científica

Autores

  • Stephane Louise Boca Santa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0018

Palavras-chave:

Universidade Sustentabilidade, Literatura científica internacional, Literatura Científica Internacional, Análise de conteúdo, Análise de Conteúdo

Resumo

Há necessidade de a gestão universitária repensar e reconsiderar o propósito por trás de sua existência. Pois, universidades não avaliadas somente com base no seu potencial para oferecer educação de qualidade, e sim, outros fatores e critérios, incluindo o seu compromisso com o processo da sociedade. Diversas universidades estão buscando adaptar-se ao conceito de sustentabilidade, gerando pesquisas referentes ao tema e visando a prática tanto na rotina, quanto nos edifícios, e no meio onde estão inseridas. Algumas universidades já estão em busca de certificações ambientais. Com base neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as características das universidades sustentáveis, com base na literatura internacional. Assim, a pesquisa irá contribuir com as universidades que buscam adaptar-se visando à sustentabilidade. A metodologia quanto aos objetivos é descritiva. No que se refere aos procedimentos técnicos, é bibliográfico. E quanto à abordagem do problema qualitativa. Na trajetória metodológica têm-se uma busca estruturada por artigos publicados, levando em consideração a sua relevância, através da ferramenta Proknow-C. Utilizou-se o resultado desta busca para o referencial teórico e para a análise das características sobre universidades sustentáveis, através da análise de conteúdo. Conclui-se que os itens com maior frequência de citação para uma universidade considerar-se sustentável são, principalmente, os aspectos educacionais sobre sustentabilidade (currículo, educação e pesquisa), com 6%. Outro aspecto relevante refere-se ao ambiente e a interação com o mesmo (paisagem, planejamento do solo e edifícios sustentáveis), também com 6%. Quanto às ferramentas de gestão, dos dez artigos analisados, 70% citam a auditoria, tanto de sustentabilidade, quanto financeiro e de atividades; 50% citam a necessidade de um sistema de gestão ambiental; e 30% citam que tornar-se uma universidade sustentável é um processo de melhoria contínua.

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Biografia do Autor

Stephane Louise Boca Santa, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharela em Ciências Contábeis e mestre em contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi em 2010 e 2011 bolsista no Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Ensino em Contabilidade ? NETEC da UFSC. De 2012 a 2014 trabalhou em empresa de serviços contábeis, como auxiliar contábil/fiscal. Voluntariamente atuou pelo Centro Acadêmico de Ciências Contábeis ? CACIC da UFSC (organização de evento); Executiva Estadual dos Estudantes de Ciências Contábeis de Santa Catarina ? EXEECIC-SC (presidente e vice-presidente); desde 2013, convocada a membro da Comissão Jovens Lideranças Contábeis de Santa Catarina pelo CRC/SC. Atualmente faz parte do Núcleo de Estudos sobre o Meio Ambiente e Contabilidade ? NEMAC da UFSC e Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade ? GREENS da Universidade do Sul de Santa Catarina ? UNISUL

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Santa Rosa (1983), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é Pesquisadora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental; contabilidade e controladoria ambiental, gestão ambiental, Ciências contábeis, Benchmarking educacional. Pertence a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade do Brasil e ao Instituto de Tecnologia de Inovação Aplicada - TEC IDEA.

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Publicado

2016-11-30