Universidade sustentável: análise internacional sobre a temática na literatura científica
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0018Palavras-chave:
Universidade Sustentabilidade, Literatura científica internacional, Literatura Científica Internacional, Análise de conteúdo, Análise de ConteúdoResumo
Há necessidade de a gestão universitária repensar e reconsiderar o propósito por trás de sua existência. Pois, universidades não avaliadas somente com base no seu potencial para oferecer educação de qualidade, e sim, outros fatores e critérios, incluindo o seu compromisso com o processo da sociedade. Diversas universidades estão buscando adaptar-se ao conceito de sustentabilidade, gerando pesquisas referentes ao tema e visando a prática tanto na rotina, quanto nos edifícios, e no meio onde estão inseridas. Algumas universidades já estão em busca de certificações ambientais. Com base neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as características das universidades sustentáveis, com base na literatura internacional. Assim, a pesquisa irá contribuir com as universidades que buscam adaptar-se visando à sustentabilidade. A metodologia quanto aos objetivos é descritiva. No que se refere aos procedimentos técnicos, é bibliográfico. E quanto à abordagem do problema qualitativa. Na trajetória metodológica têm-se uma busca estruturada por artigos publicados, levando em consideração a sua relevância, através da ferramenta Proknow-C. Utilizou-se o resultado desta busca para o referencial teórico e para a análise das características sobre universidades sustentáveis, através da análise de conteúdo. Conclui-se que os itens com maior frequência de citação para uma universidade considerar-se sustentável são, principalmente, os aspectos educacionais sobre sustentabilidade (currículo, educação e pesquisa), com 6%. Outro aspecto relevante refere-se ao ambiente e a interação com o mesmo (paisagem, planejamento do solo e edifícios sustentáveis), também com 6%. Quanto às ferramentas de gestão, dos dez artigos analisados, 70% citam a auditoria, tanto de sustentabilidade, quanto financeiro e de atividades; 50% citam a necessidade de um sistema de gestão ambiental; e 30% citam que tornar-se uma universidade sustentável é um processo de melhoria contínua.
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