Governança ambiental e ética: (des)envolvimento e sustentabilidade em áreas de assentamentos rurais no estado de Sergipe

Autores

  • Edivânio Santos Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Maria José Nascimento Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0015

Palavras-chave:

Assentamentos, Assentamentos. Governança. Ética, Governança, Ética

Resumo

A natureza apresenta sinais de esgotamentos dos recursos naturais e urge medidas de conservação sem precedentes de modo que é dever de todos buscar alternativas viáveis com base num sentido ético, como sendo um sustentáculo para as atuais demandas, ou seja, uma ética do respeito com ênfase na formação de um caráter virtuoso, principalmente, respaldada em atitudes e bons hábitos. A Resolução CONAMA nº 237 estabeleceu em seu texto a exigência de Licenciamento Ambiental para estabelecimentos agrícolas, assim um Projeto de Assentamento de Reforma Agrária é muito mais do que uma área destinada à produção agrícola por pequenos agricultores “Sem Terra”, uma vez que a Constituição Federal garante que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”. Neste sentido, a governança ambiental como fundamento para um agir enquanto um processo de (re)valorização da natureza em assentamentos de reforma agrária deve ser para além de um ato formativo, uma alternativa para resolução dos impactos ambientais causados pelos sujeitos in locus.

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Biografia do Autor

Edivânio Santos Andrade, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (2006), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2011); Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2016). Atualmente é professor coordenador de disciplinas de Cursos de Educação à distância nas licenciaturas desenvolvidos pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Filosofia, ética do respeito ambiental; prática pedagógica; sustentabilidade e impactos ambientais; metodologias do ensino e legislações básica da Educação no contexto Brasileiro.

Maria José Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1991), mestrado em Curso de Mestrado pela Universidade Federal de Sergipe (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação profissional de docentes para atuar na educação básica e no ensino superior; na formação de mestres e doutores no âmbito da abordagem interdisciplinares em programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar e Meio Ambiente - GPFIMA. 

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Publicado

2016-11-30

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente