Análise do ciclo de vida de veículos convencional, elétrico e híbrido plug-in para condições brasileiras

Autores

  • Lidiane La Picirelli Souza Universidade Federal de Itajubá
  • Electo Eduardo Silva Lora Universidade Politécnica de São Petersburgo
  • José Carlos Escobar Palacio Universidade Federal de Itajubá
  • Mateus Henrique Rocha Universidade Federal de Itajubá
  • Maria Luiza Grillo Renó Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0012

Palavras-chave:

ACV, Veículo Convencional, Veículo Elétrico, Veículo Híbrido Plug-in

Resumo

As emissões veiculares e o alto consumo de energia vinculado à cadeia de produção e uso de automóveis causam impactos significativos ao meio ambiente. Algumas medidas podem ser implementadas a fim de minimizar os danos causados por essas atividades. O uso eficiente de energia, assim como escolhas por produtos e serviços que liberem menores quantidades de poluentes, são práticas que visam à diminuição dos impactos ao meio ambiente. Diante dessa realidade, veículos elétricos e híbridos tem atraído a atenção por parte de fabricantes, governos e consumidores, principalmente devido aos problemas relacionados à poluição atmosférica causada por emissões veiculares, aquecimento global e diminuição da utilização de combustíveis fósseis. O presente trabalho possui o objetivo de realizar uma Análise do Ciclo de Vida (ACV) para diferentes cenários da tecnologia veicular/combustível no Brasil, a fim de se conhecer os impactos ambientais causadas por cada um desses sistemas. Os resultados obtidos mostram que cenários que utilizam etanol como parte do combustível, possui o maior potencial de impacto para a acidificação. Já os sistemas que utilizam gasolina como combustível possuem maior potencial de impacto para o aquecimento global. Finalmente, os veículos híbridos e elétricos que utilizam a bateria de íon de lítio possuem maiores impactos para a toxicidade humana.

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Biografia do Autor

Lidiane La Picirelli Souza, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Hídrica (2009) e mestrado em Engenharia de Energia (2015) pela Universidade Federal de Itajubá.

Electo Eduardo Silva Lora, Universidade Politécnica de São Petersburgo

Pesquisador 1B do CNPq. Possui graduação em Centrais Termelétricas pela Universidade Politécnica de Odessa (1981), na Ucrânia, mestrado em Usinas Termoelétricas - Universidade Politécnica de Odessa (1981) e doutorado em Projeto de Geradores de Vapor e Reatores pela Universidade Politécnica de São Petersburgo (1988), na Russia. Em 2014 fez um estágio de Professor Visitante na Washington State University com uma bolsa Fulbright /CAPES Visiting Scholar. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Itajubá e Coordenador do Nucleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuida - NEST. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Geração termelétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: biomassa, cogeração, bagaço, energia solar térmica, centrais termelétricas, geração termelétrica e análise do ciclo de vida - ACV. Tem 86 artigos em revistas, 15 livros e orientado 18 teses de doutorado e 49 de mestrado. 

José Carlos Escobar Palacio, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidad Del Atlántico (2003), Mestrado em Eficiência Energética pela Universidad de Cienfuegos (2004) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá.

Mateus Henrique Rocha, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia Hídrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) em 2004; Mestrado em Engenharia Mecânica pela UNIFEI (2009) e Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNIFEI (2015), ambos com especialização na área de conversão de energia e análise de sistemas energéticos. Tem experiência em engenharia mecânica, com ênfase em termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor e massa, trabalhando em estudos técnico-econômicos e ambientais de sistemas energéticos, principalmente os relacionados à bioenergia. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: geração termelétrica, cogeração, geração distribuída, eficiência energética, análise energética de processos industriais, energias renováveis (biomassa, biogás, biocombustíveis, bioeletricidade), controle de emissões atmosféricas, gestão ambiental com ênfase na Análise do Ciclo de Vida (ACV) e aproveitamento energético de resíduos (agroindustriais e urbanos). Desenvolve projetos e atividades de ensino e pesquisa com destaque nos processos termoquímicos de conversão (combustão, gaseificação e pirólise), visando a obtenção de produtos químicos, biocombustíveis e eletricidade. Atualmente atua como professor voluntário dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Engenharia Mecânica (IEM) da UNIFEI, e também como pesquisador colaborador do Núcleo de Excelência em Geração Termelétrica e Distribuída (NEST), participando conjuntamente na elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação sobre a produção sustentável de biocombustíveis de segunda geração e aproveitamento integral da biomassa. Em 2010 foi o vencedor do prêmio ?Maurice Paturau? de melhor artigo apresentado na comissão de co-produtos da cana-de-açúcar no XXVII congresso da International Society of Sugar Cane Technologists (ISSCT). Participou da realização de 5 projetos de P&D, possuindo 11 publicações em periódicos internacionais indexados, 19 publicações em anais de congressos, além de 6 capítulos de livros na sua área de atuação, sendo revisor de 9 periódicos internacionais. E-mails de contato: mateus0@yahoo.com.br e mateushrocha@gmail.com

Maria Luiza Grillo Renó, Universidade Federal de Itajubá

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá (2004), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2007) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (2011). Atualmente é professora adjunto a1 da Universidade Federal de Itajubá. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: global optimization, cogeneration, clinker, energy analysis e exergy.

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Publicado

2016-11-30