Ação do equipamento Bulbox – triturador de lâmpadas - no processo mitigatório dos impactos do mercúrio (HG) no meio ambiente

Autores

  • Taumaturgo Bonfim Santos Universidade de Pernambuco
  • Ivo Vasconcelos Pedrosa Universidade de Pernambuco
  • Andrea Karla Pereira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0010

Palavras-chave:

Lâmpadas Fluorescentes, Reciclagem, Políticas Ambientais no Brasil, Mercúrio, Indústria e Descontaminação

Resumo

Este estudo examina a ação do equipamento Bulbox (triturador de lâmpadas) na descontaminação correta de lâmpadas fluorescentes (LF). Notadamente são processos condizentes com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovado pela Lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010. Tem como objetivo investigar os ganhos que a saúde humana e o meio ambiente recebem com a mitigação da exposição do mercúrio (Hg) e explicitar os benefícios da destinação final adequada de lâmpadas fluorescentes. Foram utilizados na metodologia critérios de abordagens qualitativa evidenciando instrumentos de coleta de dados voltados para o levantamento bibliográfico, documental e entrevista. Os resultados mostraram que os fatores bióticos e abióticos obtiveram ganhos significativos com a captação correta do mercúrio através do equipamento Bulbox, como também no reaproveitamento do vidro, alumínio, cobre e latão logrando desta forma resultados significativos na preservação do bem-estar dos diversos ecossistemas. Palavras chave: Lâmpadas fluorescentes; reciclagem; políticas ambientais no Brasil; mercúrio, indústria e descontaminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taumaturgo Bonfim Santos, Universidade de Pernambuco

Mestre no curso de Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS) pela Universidade de Pernambuco (UPE), MBA em Gestão Empresarial pela Business School - Faculdade Maurício de Nassau (2010), graduação em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior de Olinda - IESO (2008). Atualmente é Professor Consultor do Instituto Pernambucano de Ensino Superior (IPESU), responsabilizando-se pelas disciplinas Gestão Mercadológica, Processos Organizacionais, Estruturas Organizacionais, Demonstrações Contábeis, Relacionamento com o Cliente, Gestão de Pessoas, Logística e Metodologia Científica. Professor da Faculdade São Miguel, responsabilizando-se pela disciplina Planejamento e Gestão Organizacional e Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais. Professor Efetivo da Secretaria de Educação do Estado, ministrando aulas em ambiente "Técnico Profissional" no curso de Administração de empresas.

Ivo Vasconcelos Pedrosa, Universidade de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1971), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1984) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo (1991). Atualmente é Docente Permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (GDLS), da Universidade de Pernambuco (UPE), e Docente Colaborador do Mestrado em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP). É membro titular representante da UPE no Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CONSEMA/PE). Tem experiência na área de Economia do Setor Público, com ênfase em Setor Público Municipal e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas ambientais, governo municipal, ICMS, reforma tributária, imposto sobre o valor agregado (IVA) e federalismo fiscal.

Andrea Karla Pereira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em BACHARELADO EM CIENCIAS BIOLOGICAS pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1993), mestrado em Biologia Animal pelo Centro de Ciências Biológicas (1997) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é pesquisador do Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação, tecnica pedagógica em meio ambiente da Prefeitura Municipal de Recife e professor adjunto da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Biológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, desenvolvimento sustentavel, ecologia marinha, biodiversidade e gestão ambiental.

Downloads

Publicado

2016-11-30