Análise de metodologias de ACV empregadas na avaliação ambiental de estações de tratamento de efluentes

Autores

  • Karlan Rau Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edivan Cherubini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sebastião Roberto Soares Institut National Des Sciences Appliquées de Lyon
  • Paulo Belli Filho Université de Rennes I
  • Rejane Helena Ribeiro da Costa Institut National des Sciences Appliquees

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0009

Palavras-chave:

ACV, Avaliação do ciclo de vida, Tratamento de Efluentes, tratamento de efluentes, impactos ambientais

Resumo

Efluentes domésticos estão dentro dos poluentes lançados na natureza que causam uma depleção significativa do oxigênio dos cursos d’agua e também contribuem nos impactos regionais como globais. A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma poderosa metodologia utilizada para avaliar o desempenho ambiental de produtos e serviços e tem-se aplicado para analisar os impactos potenciais os sistemas de tratamento de águas residuais. Portanto, o objetivo do estudo foi analisar a aplicação da ACV na avaliação dos sistemas de tratamentos de águas residuais. Os resultados mostraram um interesse crescente no uso da ACV, juntamente com outras análises como os custos de operação, construção e recuperação de energia para o processo de tomada de decisão. Esta avaliação integrativa dos sistemas de tratamento de águas residuais permite obter um perfil mais confiável das tecnologias. No entanto, pode ser notado que devem ser colocados mais atenção para descrever melhor as decisões tomadas durante o estudo da ACV Definições relevantes durante a fase de objetivo e escopo de uma ACV, por exemplo, unidade funcional, e as fontes de dados na fase de inventário estavam faltando em alguns dos trabalhos analisados nesta revisão bibliográfica. Essas informações são essenciais para assegurar a transparência do estudo ACV bem como aumentar confiabilidade dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlan Rau, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia Ambiental (2015-) UFSC na área de Avaliação do Ciclo de Vida. Mestre em Biologia Celular e Molecular (2004) pela UFPR com pesquisas sobre Trypanosoma cruzy realizadas no Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP/FIOCRUZ/TECPAR). Especialista em Espaço Sociedade e Meio Ambiente (1999) pelo IBPEX com projeto desenvolvido na Rota das Cachoeiras (Corupá/SC). Bacharel em Biologia (1997) e Licenciado em Ciências Biológicas (1998) pela PUCPR. Desde 2011 é professor EBTT no Instituto Federal Catarinense.

Edivan Cherubini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia Ambiental (2015) pela UFSC, graduado em Tecnologia Ambiental (2007) e mestre em Engenharia de Produção (2009) pela UTFPR. Atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Avaliação do Ciclo de Vida (CICLOG). Foi perito nacional do Programa Brasileiro de Avaliação de Ciclo de Vida no projeto ?Diálogos Setoriais entre Brasil e União Européia sobre Análise do Ciclo de Vida?. Desenvolveu datasets de cimento e de energia hidrelétrica para o SICV Brasil. Membro do Meta-data Working Group do International Cooperation on LCA Database Interoperability da UNEP. Membro do Advances in Cleaner Production Network.

Sebastião Roberto Soares, Institut National Des Sciences Appliquées de Lyon

Atualmente é Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor Titular, possui graduação em Engenharia Sanitária pela UFSC (1985), D.E.A. (1991) e doutorado (1994) em Gestão e tratamento de resíduos pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (França). Atua na UFSC desde 1995, no departamento de engenharia sanitária e ambiental. Foi coordenador de curso de graduação em engenharia sanitária e ambiental, chefe do departamento e coordenador do programa de pós graduação em engenharia ambiental, vice-diretor e diretor do Centro Tecnológico. Em 2003-2004 foi professor visitante (pós doutorado) na École Polytechnique de Montréal (Canadá). Bolsista do CNPq entre 1999 e 2013. Bolsista de pesquisa do Inmetro de 2013 a 2015. Atua na área de gestão ambiental, com ênfase em Análise do Ciclo de Vida (ACV) e resíduos sólidos.

Paulo Belli Filho, Université de Rennes I

Formado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Mestrado em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos , USP. Doutorado em Química Industrial e Ambiental - Universite de Rennes I, França. Pós-doutorado na Ecole Polytechnique de Montreal, Canadá. Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor permanente nos Cursos de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e Pós Graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado e doutorado) da UFSC. Supervisor do Laboratório de Efluentes Líquidos e Gasosos. Bolsista pesquisador do CNPQ. Consultor had hoc da CAPES e CNPQ. Revisor de artigos de periódicos nacional e internacional. Desenvolve projetos com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -EMBRAPA e a Empresa de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina- EPAGRI. Possui projetos financiados ou patrocinados por: CNPQ; CAPES; FAPESC; FINEP, SCGAS, FUNASA, CASAN, PETROBRAS e setor privado. Possui atuação profissional na área do saneamento ambiental, em Tratamento de efluentes líquidos e gasosos, na sustentabilidade da suinocultura, biogás e gestão de odores. Coordena projetos para a disseminação de Tecnologias Sociais para o Saneamento Ambiental integrando ações de empoderamento de comunidades.

Rejane Helena Ribeiro da Costa, Institut National des Sciences Appliquees

Rejane Helena Ribeiro da Costa concluiu o doutorado em Tratamento e Qualidade das Águas no Institut National des Sciences Appliquées (INSA, Toulouse, França) em 1989, com Pós-Doutorado na Université Montpellier I (Montpellier, França) em 2000. É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC, onde orienta trabalhos de doutorado e mestrado. Atuou como membro titular do Comitê Avaliador de Ciências Ambientais do CNPq e do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação, das Engenharias I, da CAPES (2011-2014). Autora de vários artigos em periódicos internacionais e nacionais e em anais de congressos científicos. Atualmente coordena 4 projetos de pesquisa. Atua na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias. É consultora ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESC, FAPESP, FAPES, FAPERJ, EMBRAPA, FAPEMIG, UNESC , UFRN, UNAMA, UNIVILLE e Editora Abril (Guia do Estudante). Participa como revisora dos periódicos: Bioresource Technology, Water Research, Water Science & Technology, Environmental Engineering Science, Dessalination, Journal of Environment Management, Biosystems Engineering, Latin American Journal of Aquatic Research (LAJAR), Brazilian Journal of Chemical Engineering, Revista Tecnológica (UEM), Revista Saúde e Meio Ambiente (UNIVILLE), Revista BIOTEMAS (UFSC), Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Revista DAE e Revista Engenharia Agrícola (SBEA), entre outros.

Downloads

Publicado

2016-11-30