Os cientistas ambientais brasileiros cumprem o contrato social metafórico da ciência?
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.002.0013Palavras-chave:
Divulgação-Científica, Popularização da Ciência, Contrato Social, Ficologia, AmbienteResumo
A missão dos cientistas pelo Contrato Social Metafórico da Ciência (CSMC) firmado com o governo federal é produzir e difundir informações de modo que a sociedade que os sustenta viva adequadamente. Essa difusão é feita aos seus pares pela disseminação científica e a sociedade leiga pela divulgação científica. O que é disseminado precisa ser traduzido para a sociedade leiga. Foi selecionada a especialidade científica ambiental da ficologia para estudo de caso. Hipotetizou-se que os cientistas-ficólogos brasileiros não vêm realizando a divulgação científica adequadamente para a sociedade leiga. A amostragem objetivou identificar a produtos de divulgação científica (DC) pelos ficólogos no país de janeiro/1999 a outubro/2015. Como os produtos de DC mais conhecidos são artigos de DC foram buscados os que fossem sobre ficologia nas revistas Ciencia Hoje (CH) e Ciencia Hoje das Crianças (CHC) no mesmo período. Foram identificados dezesseis produtos, sendo dez relatados por ficólogos (30% de artigos escritos; 20% de Ciclo de Debates; 20% de Oficinas de Simulação da vida laboratorial; 10% de vídeos científicos; 10% de livros; 10% de comentários em blog internacional) e seis artigos escritos na CH/CHC. A produção de DC por produtos escritos de artigos de ficólogos representaram 0,004% na revista CH e 0,0056% na CHC. Então, 1,6% foram os produtos que cientistas-ficólogos contribuíram em quinze anos sobre DC relativo a algas em um universo de 1.000 ficólogos, sugerindo uma contribuição incipiente. A hipótese pode ser comprovada. Os cientistas ambientais (representados pelos ficólogos) só cumprem parcialmente o CSMC, não comunicando-se com a sociedade pela divulgação científica.
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