Comparison between the municipal solid waste management of two municipalities from mountain region

Autores

  • Denise Peresin Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Nícolas Reinaldo Finkler Universidade de São Paulo
  • Mariana Riegel Grando Universidade de Caxias do Sul
  • Verônica Casagrande Universidade de Caxias do Sul
  • Elis Marina Tonet Motta Universidade de Caxias do Sul
  • Vania Elisabete Schneider Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0022

Palavras-chave:

Recycling, Selective collection, Selective Collection, Regular collection, Regular Collection, Social Classes., Social Classes

Resumo

This paper aims to present a review of household waste management in two small municipalities located at Mountain Region (RS – Brazil). As method, it was used data from waste amounts destined for regular and selective collection, physical characterization and gravimetric composition of the waste generated in three neighbourhoods of different social classes. It was observed that the largest municipality showed better efficiency and higher coverage of selective collection. The per capita index of waste generation was similar among municipalities, despite of differences in population size and in social and economic characteristics. The neighbourhoods with high and middle classes presented better segregation in both collections and municipalities. The presence of biodegradable materials in selective collection (average 14%) and recyclable materials in regular collection (average 21%) was observed. The obtained results indicated the necessity to continuously investing on expansion of selective collection and environmental education, in order to improve waste segregation, which contributes with the efficiency level of triage plants, as well as to increase the potential recovery of waste recyclable and the useful life of landfills.

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Biografia do Autor

Denise Peresin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Licença Plena em Ciências - Hab. Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Pós-graduação Lato Sensu - Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestre em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com bolsa PROSUP/CAPES. Atualmente é Técnica do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na identificação e quantificação de cianobactérias de ETE, na área do Saneamento Ambiental, direcionado ao gerenciamento (caracterização, avaliação do sistema atual e proposta de gestão) de resíduos sólidos, avaliação de impactos ambientais e elaboração das diretrizes (Programas e Projetos), para Plano Ambientais Municipais e coleta de água em arroios. Atuou também como Secretária Executiva de EIA-RIMA.

Nícolas Reinaldo Finkler, Universidade de São Paulo

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e mestrando no Programa de Pós Graduação em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Atualmente, é bolsista do BIOTACE - Laboratório de Biotoxicologia de Águas Continentais e Efluentes (SHS/EESC/USP), desenvolvendo projetos na área de Qualidade de Águas Superficiais. Tem experiência nas seguintes áreas: Recursos Hídricos, Planejamento Ambiental, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental.

Mariana Riegel Grando, Universidade de Caxias do Sul

Possui ensino médio segundo grau pela EEEBProfJosé Fernandes de Oliveira(2007).

Verônica Casagrande, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Mestranda em Engenharia e Ciências Ambientais pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, membro da equipe técnica da Napeia Consultoria e Projetos. Experiência na área de planejamento e gestão ambiental, com ênfase em resíduos sólidos, elaboração de materiais didáticos para capacitação técnica em saneamento ambiental e licenciamento ambiental.

Elis Marina Tonet Motta, Universidade de Caxias do Sul

Engenheira Ambiental pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Possui MBA em Engenharia de Produção com ênfase no desenvolvimento de processos e produtos pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (2016). Mestre em Engenharia e Ciências Ambientais pela Universidade de Caxias do Sul (2017).

Vania Elisabete Schneider, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Biologia pela Universidade de Caxias do Sul (1989); Especialista em Metodologia da Pesquisa e do Ensino Superior - Área de Concentração: Educação Ambiental; Mestre em Engenharia Civil - Área de Concentração - Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1994); Doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora Titular e Diretora do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul; Revisora dos periódicos: Revista Panamericana de Salud Pública, Revista Engenharia Sanitária e Ambiental, Revista Biociências; Parecerista ad hoc da Universidade Severino Sombra; Consultor ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, Integrante dos conselhos municipais de defesa do meio ambiente de Caxias do Sul e Bento Gonçalves (suplente); Membro do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari Antas; Responsável técnica do Instituto Porto Alegre Ambiental; Coordenadora do Congresso Internacional de Tecnologias Ambientais e Diretora da Fiema Brasil - Feira Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente; Membro da diretoria no Conselho consultivo da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - RSl. Tem experiência nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Enfermagem, Engenharia Civil e Arquitetura atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de resíduos sólidos - Resíduos Sólidos Urbanos, Resíduos de Serviços de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Resíduos de madeira e Resíduos no meio Rural; Gestão de Recursos Hídricos e Monitoramento da Qualidade da Água; Gestão Ambiental; Saneamento Ambiental; Formação de Professores para o ensino de ciências e Biologia.

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Publicado

2016-01-09