A importância da RESEX do rio Cajarí (AP) à contenção do desmatamento da área sul do estado do Amapá e os indicadores socioeconômicos de sua população, sob o enfoque socioambiental

Autores

  • Aristóteles Viana Fernandes Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
  • Antônio Sérgio Filocreão Universidade Federal do Amapá
  • Cassandra Pereira Oliveira Universidade Federal do Amapá
  • Arilson Oliveira Teixeira Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0010

Palavras-chave:

RESEX, SOCIOAMBIENTAL, Conservação da Natureza, Desmatamento, Indicadores

Resumo

Considerando justificativas e objetivos estabelecidos na política de implantação de Unidades de Conservação de uso sustentável-RESEX no Brasil, em especial na Amazônia brasileira, o presente trabalho avalia a contribuição da RESEX do rio Cajari (AP) à contenção do desmatamento da área sul do estado do Amapá e, não menos importante, aos seus indicadores socioeconômicos. Os resultados apresentados revelam a significativa contribuição da referida RESEX à contenção do desmatamento. Em outra condição, os resultados de ordem socioeconômica apontam para a necessidade de maior atenção por parte de órgãos governamentais, essencialmente na execução dos programas, que em grande parte, ainda, só vistos no planejamento. Em que pese essa situação, há de se destacar, ainda, o interesse da população local pela permanência da referida Unidade de Conservação-RESEX do rio Cajari (AP).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristóteles Viana Fernandes, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá

Possui mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1997) e doutorando da Universidade de Córdoba - Espanha. Atualmente pesquisador do Instituto de Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado do Amapá. Experiência na área de Economia e áreas afins, com ênfase em economia rural e estatística. Professor do Centro de Ensino Superior do Amapá no período de 2003 a 2010. Ex Secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá no período de 2007 a 2010. Professor e coordenador do curso de Gestão de Recursos Humanos da FABRAN/Macapá e professor da FESAM/Macapá.

Antônio Sérgio Filocreão, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Amapá vinculado ao curso de graduação em ciências sociais e ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Ocupou o cargo de Vice-reitor da UNIFAP entre 2010 a 2014, e de Reitor entre 03/2014 a 09/2014. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Amapá, economia, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, extrativismo e gestão ambiental.

Cassandra Pereira Oliveira, Universidade Federal do Amapá

É mestranda em Biodiversidade Tropical pelo PPGBIO/UNIFAP, possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Amapá (2004). Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), trabalhando na equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque. Entre 2002 e 2007 participou de projetos de pesquisa para a Ampliação do Zoneamento Ecológico-Econômico/Área Centro-Norte/AP, desenvolvidos pelo Centro de Ordenamento Territorial do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá. Desde 2007 trablalha com Gestão Participativa em Unidades de Conservação. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase Ordenamento Territorial e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Informações Geográficas, Zoneamento Ecológico-Econômico e Conselhos Gestores.

Arilson Oliveira Teixeira, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá

Graduado em Administração de Empresas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá, especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imóveis Rurais pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM. Hoje desempenha suas atividades como Esp. em Geoprocessamento e Ordenamento Territorial, respondendo pela Divisão de Geoprocessamento do Centro de Ordenamento Territorial do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá, o qual executa o programa de Zoneamento Ecológico-Econômico no estado. Professor nos cursos de Gestão e Negócios na Escola de Ensino Básico e Profissional Gov. Janary Gentil Nunes (Fundação Bradesco).

Downloads

Publicado

2016-01-09