Biomonitoramento da qualidade do ar com Tradescantia pallida como ferramenta no ensino de educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0008Palavras-chave:
Educação Ambiental, Poluição atmosférica., Biomonitoramento, Tradescantia pallida, Poluição AtmosféricaResumo
A Educação Ambiental tem sido apresentada como uma nova dimensão a ser incorporada ao processo educacional. A avaliação da qualidade do ar utilizando bioindicadores vegetais é uma técnica bastante difundida principalmente em países da Europa, pois os organismos vegetais respondem à poluição ambiental por alterações de suas funções ou acumulando toxinas. A Tradescantia pallida, conhecida popularmente como trapoeraba roxa, é uma espécie muito comum, encontrada com facilidade em jardins e canteiros de várias cidades sendo bastante utilizadas no biomonitoramento da qualidade do ar. O presente trabalho teve como objetivo a utilização da técnica do monitoramento biológico da qualidade do ar com T. pallida a fim de auxiliar no ensino de educação ambiental. Diante disso o trabalho buscou avaliar a eficácia da técnica com alunos do ensino médio de uma escola localizada na cidade de Teresina/PI, promovendo uma maior interação do alunado com o meio ambiente, dessa forma, analisando-se as respostas fisiológicas da planta (T. pallida) através de manifestações de injúrias foliares, tais como: alterações nos órgãos e tamanho da célula (quantidade de células dos pelos estaminais que perderam a coloração; o formato, tamanho das anteras e coloração dos grãos de pólen e estômatos), e assim, facilitar o ensino de educação ambiental. A aplicação da técnica do biomonitoramento na presente instituição contribuiu em 100% para que os alunos compreendessem e visualizassem os efeitos e consequências da poluição do ar para as plantas, bem como proporcionando uma discussão e reflexão acerca do tema.
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