Gestão dos resíduos sólidos e a educação ambiental: um estudo de caso de Lavras, Minas Gerais

Autores

  • Marcondes Lomeu Bicalho Universidade Federal de Lavras
  • José Roberto Pereira Universidade Federal de Lavras
  • Sarita Soraia de Alcântara Laudares Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0007

Palavras-chave:

Irrigação, Resíduos sólidos, Resíduos Sólidos, Educação ambiental, Educação Ambiental, Gestão, Política Pública

Resumo

A gestão dos resíduos sólidos urbanos tornou-se um grande desafio aos municípios brasileiros após a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A PNRS apresenta, dentre outros instrumentos à gestão adequada dos resíduos, a educação ambiental e a participação social na gestão pública. O objetivo desse trabalho é analisar a gestão dos resíduos sólidos urbanos em Lavras/MG sob a percepção da população, acerca de questões que envolvem o conhecimento sobre a gestão dos resíduos no município e a educação ambiental. A metodologia utilizada possui natureza quantitativa e a técnica utilizada foi a aplicação de questionários estruturados a uma amostra populacional de Lavras. Reconhecer a realidade local é o primeiro passo para começar um planejamento de ações educativas sobre determinado tema. Os resultados mostraram que a população lavrense possui baixo conhecimento sobre importantes aspectos relacionados a gestão dos resíduos sólidos urbanos, tais como, coleta seletiva, processos de elaboração e avaliação de políticas públicas, Conselho Municipal de Meio Ambiente, consumo consciente e importância dos catadores de materiais recicláveis. Além disso, foi demonstrado que os indivíduos com maior escolaridade, maior renda e menor idade reconhecem mais ações de educação ambiental que envolve a gestão dos resíduos sólidos urbanos. Verifica-se, portanto, a necessidade de ações efetivas de educação ambiental no município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcondes Lomeu Bicalho, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Ciências Biológicas, especialista em Educação Ambiental e mestre em Administração (Linha de pesquisa: Gestão, organizações e sociedade) pela Universidade Federal de Lavras. Possui experiências ligadas às grandes linhas de conhecimento: Gestão social, gestão ambiental, gestão socioambiental, gestão empresarial, cooperativas e administração pública. Possui como tema micro de pesquisa os resíduos sólidos urbanos.

José Roberto Pereira, Universidade Federal de Lavras

Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Orientador no Mestrado Profissional em Administração Pública, no mestrado acadêmico e no Doutorado em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestre em Administração pela mesma Universidade (1991) e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (2000). Atualmente é professor Titular em Administração Pública e Gestão Social da Universidade Federal de Lavras. Tem coordenado projetos de pesquisas e orientações nas áreas de administração pública, gestão social e economia solidária. Em termos epistemológicos o foco teórico das pesquisas, orientações e extensão está fundamentado na abordagem da Teoria da Ação Comunicativa voltada para a construção e delimitação dos campos de pesquisa em gestão social e administração pública, e em termos Metodológicos nas abordagens participativas. Na extensão destacam-se a elaboração e experiência na utilização do Método de Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE) e os processos de imersão na gestão pública municipal, especialmente, trabalhando com municípios de pequeno porte.

Sarita Soraia de Alcântara Laudares, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Ciências Biológicas (2012) e Mestre em Engenharia Florestal (2014) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente cursa o Doutorado em Engenharia florestal na referida Universidade, onde atua nas seguintes linhas de pesquisa: Política e Legislação Florestal; Planejamento e Gestão de Recursos Naturais; Regularização de Propriedades Rurais; Avaliação de Impactos Ambientais. Atuou como Analista Ambiental Jr., conteudista e tutora do curso EaD de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural.

Downloads

Publicado

2016-01-09