Aspectos da arborização urbana ecológica

Autores

  • Fernando Campanhã Bechara Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos
  • Larissa Regina Topanotti Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos
  • Lenir Maristela Silva Universidade Federal do Paraná Câmpus Litoral

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0004

Palavras-chave:

Silvicultura Urbana, Silvicultura urbana, Invasão Biológica, Invasão biológica, Conservação da Natureza

Resumo

A arborização urbana representa a possibilidade de o homem urbano resgatar frações da natureza que foram suprimidas para dentro de seu lar e de seus espaços comunitários. Este trabalho discorre sobre a “arborização urbana ecológica” que, além do plantio exclusivo de árvores nativas regionais e exclusão de espécies exóticas invasoras, se alicerça na biologia floral, fenologia, oferta permanente de alimentos para aves e polinizadores, conservação genética de espécies raras e ameaçadas de extinção e ecologia da paisagem. A arborização urbana ecológica reconhece a biodiversidade nativa como um valor cultural nas áreas urbanas, potencial em processos de conscientização e educação ambiental.

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Biografia do Autor

Fernando Campanhã Bechara, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos

Pós-doutor pela University of California, Berkeley, doutor em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (ESALQ), mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Engenheiro Florestal (ESALQ-USP), professor e co-fundador dos cursos de graduação em Engenharia Florestal e de mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Prêmio ?Atualidades em Botânica? dado pela Sociedade Botânica do Brasil às melhores teses de doutorado (2006). Divulgou seu trabalho em revistas tais como Science (v.315, p.1070-1072, 2007), Ciência Hoje, Galileu, Pesquisa FAPESP e jornais como O Estado de São Paulo. Principais contribuições científicas e tecnológicas: co-autor do modelo de nucleação para restauração florestal e detentor de seis patentes na área de produção de mudas e restauração florestal: 1. "bandeja sementeira móvel"; 2, "bandeja para produção de placas de mudas florestais"; 3. "amostrador de banco de sementes florestais"; 4. coletor móvel de chuva de sementes"; 5. refúgio armado para vida silvestre"; e 6.dispositivo manual para múltiplo enchimento de recipientes plásticos com substrato . Trabalhou por cinco anos com consultoria ambiental (Casa da Floresta), quando executou diversos projetos de monitoramento, restauração, ecologia aplicada e manejo de Unidades de Conservação, tendo como principais clientes a Votorantim Celulose e Papel, Suzano Celulose e Papel e RIPASA S.A. Celulose e Papel. É o idealizador da Neofloresta - Serviços Ecossistêmicos, empresa de assessoria e tecnologia ambiental, incubada na UTFPR.

Larissa Regina Topanotti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Dois Vizinhos

Engenheira Florestal na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Câmpus Curitibanos. Formou-se pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Dois Vizinhos. Foi bolsista de extensão da Fundação Araucária. Foi bolsista CAPES pelo programa Ciência sem Fronteiras no Canadá de outubro de 2013 a abril de 2015. Completou o curso de pós-graduação intitulado Ecosystem Restoration pelo Niagara College Canadá. Foi integrante do grupo PET Engenharia Florestal da UTFPR Dois Vizinhos de 2011 a 2013.

Lenir Maristela Silva, Universidade Federal do Paraná Câmpus Litoral

Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR- Litoral). Possui Licenciatura em Ciências Com Habilitação Em Biologia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (1989), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1998) e doutorado em Ciências- Produção Vegetal, pela Universidade Federal do Paraná (2003). Tem ampla experiência como docente, do ensino básico ao superior. No campo da Pesquisa e da Extensão, atualmente, se dedica a formação de professores, ao Ensino de Ciências, a relação da Ciência com diversidade e inclusão e as alternativas para uma nova educação. Coordena o Curso de Alternativas para uma nova Educação na UFPR - Litoral.

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Publicado

2016-01-09