Representações socioculturais das corujas

Autores

  • Janniera Mariana dos Anjos Lima Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Leonalda Nunes Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Wilma Amâncio da Silva Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Erika Maria Asevedo Costa Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP
  • Geraldo Jorge Barbosa de Moura Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0003

Palavras-chave:

Representações Sociais, Representações sociais, Mitos, mitos, Percepção, percepção, Superstição, superstição.

Resumo

Dentre as culturas tradicionais, destacam-se as lendas e histórias do imaginário popular sobre um dos pássaros mais enigmáticos das regiões tropicais, as Corujas. Baseado nas percepções dos seres humanos em relação às corujas, o objetivo desta pesquisa é compilar as produções bibliográficas relacionadas às representações socioculturais das corujas no mundo. O levantamento bibliográfico ocorreu entre os meses de janeiro e julho de 2015 por meio de busca na internet enfocando os últimos 25 anos. Depois de analisados os artigos constatou-se que na cultura grega, indígena em geral e na Amazônia as corujas são vistas como bons prenúncios. Especificamente em Roma as corujas são consideradas como bruxas. Já na Colômbia, Bahia, Pernambuco, nos estados do Norte do Brasil e em Minas Gerais as corujas foram associadas a mau agouro, que não trazem sorte, seres funestos. Considera-se que no mundo, inclusive no Brasil, as representações socioculturais acerca das corujas, em sua grande maioria estão ligadas a maus presságios e podem prejudicar localmente o status de suas populações no planeta.

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Biografia do Autor

Janniera Mariana dos Anjos Lima, Universidade do Estado da Bahia

Engenheira de Pesca Universidade do Estado da Bahia Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade Universidade Cândido Mendes Mestranda em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental Universidade do Estado da Bahia.

Maria Leonalda Nunes Lima, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pós-Graduada em Gestão Ambiental e Recursos Hídricos pela Faculdade São Luis de França (FSLF). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia.

Wilma Amâncio da Silva, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestrado em andamento em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental UNEB/PPGEcoH. Possui licenciatura em Pedagogia Plena pela Universidade do Estado da Bahia (2004). Especializou-se me Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER (2010) e Educação Infantil, pela Universidade Castelo Branco-UCB (2006). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Biologia, Metodologia Científica e Formação de Professores no Curso Normal (Antigo Magistério). Pesquisa Inclusão Alimentar e Merenda Escolar na Escola Pública com foco na saúde e na sustentabilidade, visando alternativas etnoculturais de alimentação para o convívio com o semiárido. Ainda pesquisa Educação Ambiental e promove em sala de aula vivências e experiências relacionadas à preservação ambiental, à valorização étnica dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Erika Maria Asevedo Costa, Universidade Católica de Pernambuco -UNICAP

Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP/Brasil; Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP/Brasil; Mestre em Psicologia da Educação pelo Instituto Superior de Línguas e Administração-ISLA/Portugal; Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Franssinette do Recife-FAFIRE/Brasil; Especialista em Educação e Cidadania na Multiculturalidade pelo Instituto Superior de Línguas e Administração-ISLA/Portugal e Graduada em Letras pela Faculdade de Ciência Humanas de Olinda FACHO/Brasil. Tem experiências na área de Letras,estando desenvolvendo projetos de pesquisa em Ciências da Linguagem, Análise do Discurso, Literatura Aplicada, Intertextualidade e Educação Ambiental. Coordena os cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário Maurício de Nassau e integra os seguintes grupos de pesquisa do CNPq: 1-Ensino, Texto e Discurso (Linha de Pesquisa em Análise do Discurso); 2-Linguagem, Distúrbio e Multidisciplinaridade (Linha de Pesquisa em Estudos multidisciplinares da linguagem e seus distúrbios); 3-Grupos de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste (Linha de Pesquisa em Literatura e Educação Ambiental).

Geraldo Jorge Barbosa de Moura, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Universidade Federal Rural de Pernambuco Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação/Brasil (2010), Especialização em Morfologia Humana pela UFPE/Brasil (2007), Especialização em Zoologia pela UFRPE/Brasil (2003), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE/Brasil e UBA/Argentina (2006), Doutorado em Ciências Biológicas pela UFPB/Brasil (2010), Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos-Universidade do Porto/Portugal (2012) e apartir de 2017 dedica-se ao estuda da Psicalálise na Sociedade Psicanalítica do Recife. Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIAPE: 1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado); além dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia Humana da UNEB, Geociências e Paleontologia da UFC e Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da UPE. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas: 1-Paleontologia de Anfíbios Anuros; 2-Ecologia Trófica, Ecologia Reprodutiva, Ecologia Parasitária, Morfologia, Biologia Isotópica e Conservação de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes); 3-Hirudinofauna de Anfíbios e Répteis; 4-Gestão Ambiental e Ensino de Biologia. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste-UFRPE e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE e da coleção de Hirudineos da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810. Fones: 081-33206336 (Gabinete-UFRPE), 081-33206326 (Laboratório de Estudos Herpetológicos e PaleoherpetológicosLEHP-UFRPE).

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Publicado

2016-01-09