A percepção de educandos em relação às ações do PNAE voltadas ao desenvolvimento sustentável

Autores

  • Solange Maria Debastiani Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Jamila El Tugoz Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0001

Palavras-chave:

Orgânicos, Saúde., Educação Ambiental, ACV, Consciência Ambiental, Saúde

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de verificar a percepção dos educandos de uma escola pública de grande porte em relação às ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A pesquisa é de cunho exploratório e quantitativo, do tipo survey, feita a partir da análise de educandos de uma escola pública do estado do Paraná, tendo como referência a merenda escolar preparada com alimentos orgânicos. No desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o modelo Vapercom, desenvolvido por Brandalise (2008), cuja proposta é a de identificar o grau de percepção da variável ambiental na cadeia produtiva, na ótica da redução, na reutilização e na reciclabilidade dos recursos, associado ao comportamento do consumidor, considerando a Análise do Ciclo de Vida do produto (ACV). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com 42 questões objetivas e a amostra foi de 999 alunos pesquisados do referido colégio. Para a tabulação e análise dos dados coletados, dispôs-se de planilhas de Excel. A partir dos resultados obtidos em meio ao presente trabalho, pôde-se observar que a maioria dos estudantes não sabe que a própria escola a que frequentam prepara a merenda com base fundamentalmente em produtos orgânicos e livres de agrotóxicos. A partir dos resultados apresentados nesse trabalho, está evidenciado que a escola precisa melhorar suas ações referentes à informação dos alunos sobre os alimentos orgânicos utilizados no preparo da merenda escolar e, também, às ações relativas ao desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Maria Debastiani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Cursando Mestrado Profissional em Administração, com Especialização Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica e Bacharel em Administração, cursados na Unioeste. Tem experiência na gestão de empresas privadas, nas áreas de gestão comercial, gestão financeira, gestão de novos projetos e gestão de equipes.

Jamila El Tugoz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Cursando Mestrado Profissional em Administração. Possui graduação em Administração pela Universidade Paranaense (2009) Atualmente é administrativo - COLEGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Loreni Teresinha Brandalise, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Cascavel. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestrado em Engenharia de Produção (2001).

Downloads

Publicado

2016-01-09