Ecopontos: uma estratégia para redução dos impactos gerados pelos Resíduos da Construção Civil no município de Vitória da Conquista (BA)

Autores

  • Rubens Jesus Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Juliana Santos Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Dirlêi Andrade Bonfim Faculdades Integradas do Nordeste
  • Milton Ferreira da Silva Junior Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0016

Palavras-chave:

Eixo Temático, Conflitos Urbanos, Periurbanos

Resumo

A expansão dos empreendimentos imobiliários e a estabilidade econômica são apenas alguns dos motivos para a geração cada vez mais crescente dos Resíduos Sólidos Urbanos (RCC’s), fator norteador desse estudo, uma vez que, os impactos gerados sobrevêm em larga escala no quesito socioambiental. Visto isso, o estudo teve como objetivo geral avaliar a implantação de ecopontos na minimização dos impactos gerados por esse tipo de resíduos em Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do interior da Bahia, através do levantamento dos locais com disposições irregulares dos Resíduos da Construção Civil (RCC), bem como pela avaliação dos impactos socioambientais ocasionados pelos mesmos. A metodologia baseou-se num estudo de cunho descritivo e exploratório, por meio de levantamento de dados realizado nas secretarias municipais de Serviços Urbanos e do Meio Ambiente, posteriormente transcritos para melhor análise. Foram encontrados resultados insatisfatórios no que tange à disposição dos RCC’s em locais inapropriados, depositados diretamente por geradores ou por empresas contratadas, ocasionando desde a degradação da paisagem natural à proliferação de vetores patogênicos prejudiciais à conjuntura de saneamento e à saúde humana, o que corrobora a urgência na implantação de ecopontos, além de maior ênfase à educação ambiental tanto no nível dos empregadores quanto da população, objetivando redução dos impactos, conflitos, aumentando o bem estar geral da sociedade e do meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Jesus Sampaio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Mestre em Desenvolvimento Regional e Maio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2012), possui graduação em Teologia pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2010), graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1988). Atualmente é executivo de negócios - Telemar Norte Leste - Rio de Janeiro e professor Assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Tem experiência em: jornalismo, marketing de serviço, impacto ambiental, gestão de resíduos e consultoria de negócios na área de Telecom.

Juliana Santos Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Dirlêi Andrade Bonfim, Faculdades Integradas do Nordeste

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, pelo PROGRAMA/PRODEMA da UESC Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Graduação em Administração de Empresas pela UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,(1988) Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2008), Pós-Grad.em Controladoria pela FVC (2002). Início no Curso de Mestrado Profissional em CIÊNCIAS CONTÁBEIS - IES - FUCAPE - Fund.Inst.Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças (2009). Inicia, na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, Mestrado no PRODEMA - Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, seleção em (2009.2) - ingresso em (2010.1) Atua como Administrador de Empresas, Assessoria/Consultoria Administrativa e Contábil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira/Controladoria/Ger.Contábil Rodaleve Ltda; Postos Guanabara Ltda, Professor titular - Colégio Estadual Polivalente de Vitória da Conquista(1988) das Disciplinas : Introdução a Sociologia e Introdução ao Estudo de Filosofia, Turmas do 3.º.Ano Ensino Médio, é Professor da FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste(2004), nos Cursos de Ciências Contábeis, nas Disciplinas : TGA - Tec de Gestão em ADM.Turmas 2º.Semestre e Ética Profissional, turmas de 6,7.º.Semestre, no Curso de Administração, Disciplinas : Estágio Supervisionado II, Adm. de Varejo no 7.º.Sem., Ética e Resp.Social para Turmas : 3.º.Sem., EAAP e Administração Mercadológica, para Turmas : 5.º.Sem. É Poeta, Escritor, Músico, membro fundador do - MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista,atual como Coordenador, membro Fundador do Sindicato dos Músicos de Vitória da Conquista, SINDMÚSICA, é Escritor, membro da ACL - Academia Conquistense de Letras, membro da ARTECON - Associação dos Artistas Profissionais e Produdores Culturais de Vitória da Conquista, membro da AMUSB - Associação de Músicos do Sudoeste da Bahia e membro - Casa da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas : Literatura, Música, com : Livro Editado - Diálogo Solitário - reg.Cart.Tit.Docs.n.º.24.495/2002-Liv.Bg/9/26.09.2002-CDD.869.91 - Música, Recado ao Amor, Entranhas de mim, registradas em CD´S/Coletânea - Troféu Conquistense de Música e FESTIVAL DE MÚSICA(1992). Canta Bahia da Rede Globo-local : TV - Bahia/TV - Sudoeste(1995) participa da elaboração do Projeto COLETÂNEA CD/CONQUISTA DA MÚSICA(2006), inserção como compositor numa faixa, atualmente coordena em parceria com membros do MAC em parceria com a UESB, o Projeto Cultural - FMB - FESTIVAL DE MÚSICA DA BAHIA - Edição Nacional, já na sua 10.a.Edição(2012).

Milton Ferreira da Silva Junior, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Eng. Agronômica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1980), Especialização em Desenvolvimento e Gestão Ambiental (Gesellschaft Fur Technische Zusammenarbeit, GTZ, Alemanha, 1992), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Entre nov.1980 / dez.. 1989, Extensionista Rural na CEPLAC-AMAZÔNIA(Ro). No intervalo de jan. 1990-set. 1998 Pesquisador na CEPLAC-CEPEC-DIV. SOCIOECONOMIA(Ba).Entre agosto de 1990- julho de 2014 foi Pró Reitor de Extensão, Assessor chefe da Assessoria de Planejamento (ASPLAN) da Universidade Estadual de Santa Cruz e professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - Rede PRODEMA (Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Desde agosto de 2014 Prof. adjunto concursado na UFSB(UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA) . Assessor de Empreendedorismo Social e Econômico da Progeac (PRO REITORIA DE GESTÃO ACADÊMICA da UFSB).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental Critica, Avaliação de Políticas Públicas, Cartografias e Gerenciamento de conflitos socioambientais, nos Processos de Produção de Subjetividades e Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2015-04-09