Modelo conceitual do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano

Autores

  • Yuka Akasaka Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcio de Almeida D'Agosto Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.002.0008

Palavras-chave:

Logística Reversa, Gestão de Resíduo, Resíduo Sólido Urbano e Revisão Bbibliográfica Narrativa

Resumo

A logística reversa do resíduo sólido urbano vem recebendo importância ao longo dos últimos anos devido ao aumento da geração de resíduos em países em desenvolvimento e da necessidade de estruturação neste setor. Estruturas e resultados diversos da gestão de resíduos podem ser observados mundo a fora. Este artigo analisa as características da estruturação deste sistema através da revisão bibliográfica narrativa. Foi observado que mesmo as estruturas sendo diversas, existem semelhanças nas suas atividades e características, possibilitando o desenvolvimento do modelo conceitual do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano como conclusão deste artigo.

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Biografia do Autor

Yuka Akasaka, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre pelo Programa de Engenharia de Transporte do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PET / COPPE / UFRJ) e graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Logística Empresarial pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD / UFRJ) e curso de Logística e Supply Chain pelo Massachusetts Institute of Technology (GCLOG / MIT). Possui experiência profissional de 10 anos em empresas privadas, sendo 4 anos em multinacional francesa do setor de construção civil, sempre atuando na gestão de projetos para melhoria operacional logística.

Márcio de Almeida D'Agosto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia Mecânica e de Automóveis e mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (1989 e 1999). Doutor em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ (2004). Possui experiência profissional em empresas como Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga, SHV/Minasgás S.A. Distribuidora de Gás Combustível e Coca-Cola. Ocupou cargo de Diretor de Planejamento de Transportes na Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro. Foi professor do Instituto Militar de Engenharia (IME) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Desde 2006 é professor adjunto do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ com experiência nas áreas Planejamento de Transporte de Carga, Logística e Transportes, Energia e Meio Ambiente, com ênfase em Gestão de Sistemas de Transporte. É Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério de Ciência e Tecnologia e avaliador da área de Engenharias I na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e Cultura. É autor líder do capítulo 8 (Transportes) do Relatório 5 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas. Coordenou o capítulo de transportes do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) do Ministério do Meio Ambiente. Consolidada experiência profissional no gerenciamento de frotas de veículos pesados (caminhões e ônibus) e gestão da distribuição física. Atuais linhas de pesquisa: transporte rodoviário de carga, logística verde, gestão sustentável de cadeias de suprimento, simulação aplicada ao transporte, ensino em transportes, jogos de empresa aplicados a logística e transporte, transporte energia e meio ambiente.

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Publicado

2015-04-09