A análise multicriterial no apoio à gestão ambiental

Autores

  • Allan Sarmento Vieira Universidade Federal de Campina Grande
  • Lilian Figueirôa de Assis Universidade Federal de Campina Grande
  • Jônica Marques Coura Aragão Universidade Federal de Campina Grande
  • Jardel de Freitas Soares Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0012

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Análise Multicriterial, Tomada de Decisão

Resumo

Devido ao seu caráter multidisciplinar a gestão ambiental deve ser avaliada sob uma perspectiva sistêmica e integrada, considerando os aspectos ambientais, sociais, políticos, culturais de difícil inserção e comparação, aliados com os aspectos econômicos e técnicos facilmente quantificados. Para tanto, várias experiências têm sido realizadas através da utilização dos métodos de análise multicriterial que culminou no objetivo principal deste trabalho, que é apresentar o estado da arte das principais técnicas multicriteriais que poderão ser utilizadas numa possível tomada de decisão, permitindo assim, a inclusão, avaliação e mensuração de variáveis ambientais. Além disso, serão mostrados alguns trabalhos com a aplicação desses métodos nas diferentes áreas do conhecimento, agregando consequentemente, valor às informações que darão suporte na avaliação de projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Sarmento Vieira, Universidade Federal de Campina Grande

Professor Allan Sarmento Vieira nasceu na cidade de Sousa-PB. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é também Técnico em Informática (IFPB). Mestre em Engenharia Civil e Ambiental com área de concentração Recursos Hídricos e Hidráulica (UFCG). Doutor em Recursos Naturais (UFCG). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas (CCJS) da UFCG, Campus Sousa-PB, localizado a 434 km da capital João Pessoa-PB, lecionando as disciplinas: Métodos Quantitativos, Matemática Financeira e Pesquisa Operacional. Venho atuando também na área de planejamento e gerenciamento integrado dos recursos hídricos, com ênfase na modelagem matemática e computacional (técnicas de pesquisa operacional) e irrigação. É integrante do Grupo de Otimização Total da Água (UFCG) e ganhou o Prêmio Brasil de Engenharia 2011 na área Saneamento e Recursos Hídricos na Categoria Doutorado. Pesquisador e Coordenador responsável pela I Conferência Internacional em Gestão Ambiental Colaborativa: Ciência e Inovação Social (I CIGAC) e do Encontro Interdisciplinar da Paraíba (EIPA). Também vêm executando projetos de pesquisa e extensão pelo Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental no Semiárido (GAS). É Coordenador da Especialização em Gestão Ambiental (CCJS/UFCG). Perito e Avaliador do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-PB).

Lilian Figueirôa de Assis, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2011), em Enfermagem, especialização em Saúde Mental pela Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP, Especialização em Gestão em Saúde, pela UFRN e graduação em Administração pela UFCG em andamento.

Jônica Marques Coura Aragão, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1995), Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino (2012). É professora da Universidade Federal de Campina Grande, onde leciona as disciplinas: Criminologia, Direito Penal, Direito Processual Penal. Experiência docente na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria do delito; teoria da pena; crimes ambientais; teorias sociológicas da Criminologia; Política Criminal, Execução Penal e Direitos Humanos. Experiência administrativa como: Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica; Coordenadora Administrativa da Unidade Acadêmica de Direito; Vice-Diretora e Diretora do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande.

Jardel de Freitas Soares, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Universidad del Museo Social Argentino - UMSA (conforme Decreto nº 5.518, de 23 de agosto de 2005), cuja tese foi aprovada com nota 10 (dez), louvor acadêmico, indicado pelo Tribunal de Tese para publicação (2012). Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, Universidade Potiguar -UNP (2004). Professor na graduação das disciplinas: Direito Ambiental, Criminologia, Direito Penal e Direito Processual Penal, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2007- até hoje). Professor da pós-graduação nível especialização em: Gestão Ambiental (2015), Direitos Humanos- modalidade à distância- (2014), Direito Processual Civil (2010), Gestão e Administração Pública (2010), Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Autor do livro: La criminalidad ambiental de las empresas en el Mercosur (2013). Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica de Direito, UAD-CCJS-UFCG, (2011-2013), que engloba os cursos de Direito e Serviço Social. Pesquisador do CNPQ em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Conferencista.Tem experiência na área de Direito ambiental, Direitos Humanos, Direito Processual, Ciências Penais e Criminológicas.

Downloads

Publicado

2015-04-09