Reduzindo perdas oriundas do armazenamento e no manuseio de materiais na construção civil

Autores

  • Gilson Alex da Silva Universidade Paranaense
  • Giovanni Nanni Universidade Paranaense
  • Irene Carniatto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elio Jacob Hennrich Junior Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jéssica Ricci de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0003

Palavras-chave:

Desperdício, Controle de Materiais, Obra de Construção Civil, Sustentabilidade Ambiental

Resumo

Nos últimos anos, o crescimento da demanda por moradia e a elevação da concorrência entre empresas que atuam no segmento da construção civil, fizeram com que as organizações desenvolvessem meios de reduzir os custos de produção. Tendo em vista esta necessidade, o presente artigo tem como objetivo apresentar as principais causas da perda de materiais e propor medidas que visem melhorar o processo de armazenagem e manuseio de materiais, em uma empresa atuante no ramo da construção civil. Este estudo é de natureza qualitativa sendo utilizado o método explicativo para elucidar as causas e soluções dos problemas que afetam o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson Alex da Silva, Universidade Paranaense

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul(2000). Tem experiência na área de Administração

Giovanni Nanni, Universidade Paranaense

Mestre em Educação: Instituição Educacional: Organização e Gestão na Universidade do Oeste Paulista UNOESTE (2015). Mestre em Educação: Instrução de Tecnologia e Formação de Currículo. Framingham State University (2003). Especialista em Gestão Educacional e Liderança pela Faculdade Adventista Paranaense (2013). Graduado em Administração de Empresas. UNIPAR (1993). Professor de Administração, na modalidade presencial, das disciplinas de Gestão da Produção, Logística e Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais e orientador de estágio supervisionado no Campus Cianorte e de disciplinas de gestão na modalidade EAD da Universidade Paranaense, UNIPAR. Professor de EF/EM de inglês e coordenador do Instituto de Línguas do IAP. Docente de Administração da FAP/IAP nas disciplinas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Projetos, Tópicos Especiais, Fundamentos da Administração e Teorias da Administração. Professor Bilíngue de Escolas Públicas em Clinton e Marlborough, Massachusetts, USA. Gerente de Projetos e Desenvolvimento em Companhia de Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Boston, Massachusetts. Subgerente de filial de empresa de varejo, Framingham, Massachusetts. Proprietário de Pequena Empresa de Prestação de Serviços e Construção. Marlborough, Massachusetts. Professor de Contabilidade, Economia e Estatística para Técnico em Contabilidade e Técnico em Processamento de Dados, e Oficial da Secretaria do Curso Auxiliar de Enfermagem no Instituto Adventista de Ensino, São Paulo, SP.

Irene Carniatto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

É pesquisadora e docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná desde 1993, professor adjunto do Colegiado de Ciências Biológicas da Unioeste - Campus de Cascavel-PR, docente do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste - Campus de Marechal Cândido Rondon-PR, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Bacia Hidrográfica e Educação Ambiental ? LABHEA/UNIOESTE. Autora de Livros e artigos. Consultora Ad hoc de Periódicos Nacionais e de Projetos de Universidades. Orientadora de Dissertações e Monografias. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1981) e mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999). É Doutora em Ciências Florestais, Conservação e Planejamento Integrado de Bacias e de Recursos Hídricos pela UFPR. Fundou o Grupo de Pesquisa Monitoramento e Preservação de Ecossistemas da Unioeste/CNPQ em 2002, participante até hoje e participa do GpeeaBio (Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental). Atualmente é representante da Unioeste como: Participante da Comissão Especial de Educação Ambiental articulada no Governo do Estado do Paraná pelo Conselho Estadual de Educação, Ministério Público Estadual, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação; Secretaria de Meio Ambiente e as IES Estaduais do Paraná. Participante CAP3 - no Centro de Saberes e Cuidados Sócioambientais da Bacia do Prata ? ITAIPU/MMA; Participa na Gestão da REASUL - Rede de Educação Ambiental da Região Sul. Foi Secretária Executiva da Rede Paranaense de Educação Ambiental -REA-PR (2011-2013) - possui a função de moderadora e facilitadora do Polo de Cascavel-PR da REA-PR; Faz parte do Conselho Editorial da Editora da Unioeste - Edunioeste; Faz parte da Comissão de Extensão do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS da Unioeste. Participou como Membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Representante do Polo Regional de Saúde - 10ª RS. É sócia fundadora da ABRAPEC (Associação Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências). e membro da Associação Brasileira do Ensino de Biologia - Regional Sul -SBEnBio 3. Tem experiência na Área Administrativa da Universidade em diferentes esferas. Exerceu as funções administrativas de Chefe do Departamento de Biologia; Coordenadora do Cursos de Biologia; Chefe da Divisão Técnica de Ciência da vida/NEI da Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (2009-2012). Atua na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, gestão ambiental, conservação e preservação de Recursos Hídricos, Gestão de Bacia Hidrográfica, educação em Ciências, formação de professores, ensino de Biologia, Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSA.

Elio Jacob Hennrich Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Biólogo Licenciado, graduado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel, atualmente é aluno da pós-graduação de Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Marechal Cândido Rondon. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente com os seguintes temas: desenvolvimento sustentável e sociedades sustentáveis e recursos hídricos. Além de atuar com ensino investigativo, multimodos de representação didática e atividades socioambientais de extensão.

Jéssica Ricci de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduanda do curso de Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Integrante do grupo de pesquisa: Grupo de Educação em ciências e Biologia (GECIBIO). Bolsista do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de NíveL Superior - CAPES. Integrante do grupo de pesquisas do Laboratório de Estudos em Bacias Hidrográficas e Educação Ambiental - LABHEA (2013 - 2014). Possui experiência na área de Ensino.

Downloads

Publicado

2015-04-09