Gestão de unidades de conservação: um estudo de caso na área de proteção ambiental da Serra do Baturité (CE)

Autores

  • Maria das Graças Vieira Universidade Federal de Pernambuco
  • Fernanda Matos de Moura Almeida Instituto Doctum de Educação e Tecnologia
  • Jaqueline da Costa e Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0006

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, Planejamento, Gestão, Área de Proteção Ambiental

Resumo

Devido à exaustão dos recursos naturais, nos últimos anos a temática ambiental ganhou espaço nos mais diversos segmentos da sociedade. A criação de Unidades de Conservação tornou-se uma estratégia mundialmente consagrada para a conservação da biodiversidade. A categoria de UC denominada Área de Proteção Ambiental tem importância significativa tanto no que se refere à área total protegida como aos seus objetivos de proteção que levam em consideração o desenvolvimento da área aliado à conservação dos seus valores e recursos ambientais. A gestão de UCs tem sido alvo de estudos e debates acerca de suas especificidades e complexidades. Diante disso, este estudo tem como objetivo analisar a gestão de uma unidade de conservação, localizada no estado do Ceará. O estudo é de natureza qualitativa, o método utilizado foi o estudo de caso e como instrumento de coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada com a gerência da área. De acordo com as informações obtidas por meio dos instrumentos de pesquisa concluiu-se que, a gestão da área está se reestruturando. Resultados positivos foram observados, no entanto, algumas variáveis gerenciais, como o aumento do quadro funcional, precisam ser reformuladas

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Biografia do Autor

Maria das Graças Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Doutorado em Educação (UFPB-2007), Mestrado em Administração (UFPB-2003), Especialização em EaD (UNIGRAN-EaD-2010), Bacharelado em Ciências Contábeis (UFPB-2000) e Licenciatura em Pedagogia (UNIGRAN-EaD-2012). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Federal da Paraíba. Foi Professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009-2015). Consultora ad doc - Avaliação de Cursos Superiores na Área de Ciências Contábeis, Administração e Pedagogia (SINAES/INEP/MEC). Prestou Consultoria para a UNESCO/MEC, na área de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tem experiência na área de Pedagogia, Educação a Distância, Administração e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, pedagogia e educação a distância.

Fernanda Matos de Moura Almeida, Instituto Doctum de Educação e Tecnologia

Mestre em Ciências Contábeis pela Fucape Business School. Possui graduação em Ciências Contábeis - FACULDADES INTEGRADAS DE CARATINGA (2004) e pós-graduação em Estratégia Empresarial pela FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ (2006). É professora das Faculdades Doctum para os cursos de graduação e pós-graduação, Coordenou o Curso de Ciências Contábeis na Doctum Iúna, Coordenou o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó - FACEC e atuou como Professora nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Foi coordenadora do Núcleo de Área Gerencial da Rede Doctum, tem experiência com NDE e CPA, é avaliadora do Prêmio Excelência Acadêmica da Fucape Business School, e dos congressos SEGET e CASI . É sócia de escritório de contabilidade - LEEF CONT Assessoria e Consultoria Contábil em Iúna, Delegada do Conselho Regional de Contabilidade-ES em Iúna, Irupi, Ibatiba e Ibitirama - eleita em 2012. Foi Agente de Orientação Empresarial - Projeto Negócio a Negócio do SEBRAE-ES. É Contadora concursada da Prefeitura Municipal de Ibatiba - novembro de 2012.

Jaqueline da Costa e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração. Cursando Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2014-01-31