A arborização urbana e os reflexos socioambientais: um estudo de caso no município de Codó (MA)

Autores

  • Oswaldo Palma Lopes Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Mayara Oliveira Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Alvaro Itauna Schalcher Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Lana Fernanda Borges da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Maria da Assunção Silva Carlos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Mikaelle Azevedo Lopes Universidade Federal do Maranhão
  • Ísis Valéria Borges da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Júlio César Sobreira Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0002

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Meio Ambiente, Recursos Naturais, Equilíbrio Ecológico

Resumo

Arborização é toda cobertura vegetal de porte arbóreo existente nas cidades. Essa vegetação oferece a sobrevivência dos seres vivos, se constituindo indispensável elemento ao equilíbrio ecológico e imprescindível por ser a garantia das características originais de um lugar. O objetivo deste estudo foi mostrar a condição atual em que se encontra a Arborização do Centro da cidade de Codó (MA), bem como seus reflexos para a população e para o meio ambiente urbano, a fim de demonstrar a relevância da implantação de um projeto de revitalização arbórea e (re)educação ambiental. Para isso realizou-se um levantamento através da aplicação de questionários com moradores, pedestres e comerciantes do Centro da cidade de Codó (MA). Constatou-se que 84% dos entrevistados apontaram o crescimento populacional como à principal causa da redução das áreas verdes, e 16% teve opiniões contrárias. Quando se perguntou a necessidade da preservação de árvores, 100% afirmaram que é necessário, pois propicia uma sensação de bem-estar, e um ambiente agradável às pessoas. Perguntou-se para os entrevistados se os mesmos conheciam algum projeto sobre arborização desenvolvido na cidade de Codó (MA), 100% afirmaram que não conhecem. Com isso, percebeu-se a necessidade e a importância da realização de estudos voltados à compreensão, conscientização e a integração de um projeto de arborização nos processos urbanos ambientais para dessa forma estimular a participação comunitária no ato de arborizar. Desta forma, proporcionou-se conhecimento e um levantamento sobre a situação atual em que se encontra a arborização na cidade de Codó (MA).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduando em Bacharelado em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Sou Integrante dos Grupos de Pesquisa da UFERSA: Meio Ambiente, Planejamento e Sustentabilidade Urbana e Rural; Organizações, Ciências Contábeis e Ações Sócio-Ambientais e Passiflora. Grupo de Pesquisa do IFMA: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências. Atualmente sou Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). Desenvolve pesquisas na área de Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas, Agricultura Sustentável, Segurança Alimentar, com interesse nas áreas de Irrigação e Drenagem e Ciência Animal.

Mayara Oliveira Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (2009), especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED (2011). Participou do programa institucional de bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq (2007 a 2009). Foi bolsista do CNPq, no Projeto Geratec - Subprojeto LABMICRO, modalidade da bolsa: ATP A na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Foi membro do Grupo de Trabalho de Elaboração da Proposta Pedagógica para o Curso de Licenciatura em Biologia, do IFMA-Campus Codó (2011). Foi coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Agrárias do IFMA, Campus Codó (12/2011 a 03/2013) e Coordenadora Local do PARFOR (04/2013 a 04/2014). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e aluna do curso de mestrado em Biologia Microbiana da UnB - Brasília/DF. Possui experiência em Pesquisa, na área de Microbiologia de Alimentos e Microbiologia Ambiental, bem como na área de Meio Ambiente, com ênfase na pesquisa de impactos ambientais de resíduos sólidos urbanos e arborização.

Alvaro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutorando em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Mestre em Química, Especialista em Informática na Educação e Graduado em Licenciatura Plena em Química todos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência na área de Química, Formação do Educador e Engenharia e Ciência de Alimentos. Pesquisador dos Grupos de Pesquisa do IFMA: Química, Meio Ambiente e Ensino de Ciências (QMAEC); Núcleo Autônomo de Ações Sustentáveis em Química Analítica, Alimentos e Água (NASQA) e Ações em Recursos Agro-Ambientais (GARSA). Grupo de Pesquisa da UFMA: Química de Óleos Essenciais e Alimentos (QOEA) e da UNESP: Biopolimeros e Subprodutos Microbianos (BSM).

Lana Fernanda Borges da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Especializanda em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especializanda em Ensino de Genética pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Agrárias e Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó (IFMA). Professora no Curso Técnico em Agropecuária na Escola Centro de Ensino Quilombola de Formação por Alternância Ana Moreira (CEQFAAM). Técnica em Controle Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Tem experiência na área de Ciências Agrárias, atuando nos seguintes temas: Meio Ambiente, Agroecologia, Avaliação e Identificação de Impactos Ambientais, Desenvolvimento Sustentável, Ecologia, Agricultura Familiar e Gestão Ambiental.

Maria da Assunção Silva Carlos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão (2008). Atualmente é professora contratada da Escola Presbiteriana Luciano Araújo e acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Codó. Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Cursando Pós-graduação em Libras - UNINTER (Polo Bacabal) e Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - UFMA (2015.1)

Mikaelle Azevedo Lopes, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Licenciatura em Ciências Naturais com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Meio Ambiente, Educação Ambiental e Ecologia.

Ísis Valéria Borges da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduanda em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA/Campus Codó. Técnica em Enfermagem pelo Centro Técnico Nossa Senhora das Graças. Tem experiência na área de Tecnologia de Alimentos, atuando nos seguintes temas: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Segurança Alimentar e Microbiologia de Alimentos, bem como Enfermagem.

Júlio César Sobreira Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSertaoPE , Mestre em Ciências Florestais na Universidade de Brasília-UNB na área de Manejo e inventário Florestal. Possuo graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2008).

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)