Nova alternativa tecnológica para medicamento direcionado à espasticidade

Autores

  • Edna Aragão Farias Cândido Universidade Tiradentes
  • Mayanna Machado Freitas Universidade Tiradentes
  • Janaína Farias Cândido Universidade Tiradentes
  • Felipe Lima de Cerqueira Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2013.002.0008

Palavras-chave:

Alternativa Tecnológica, Óleo Essencial, Espasticidade

Resumo

Os óleos essenciais são utilizados há bastante tempo, principalmente por possuírem possibilidades terapêuticas e podem estar presentes nas raízes, caules, cascas, talos, flores, folhas, sementes e frutos. São constituídos por compostos orgânicos de moléculas de hidrocarbonetos e utilizados amplamente em alimentos, perfumarias, medicamentos tradicionais e alternativos. A utilização dos óleos essenciais como possibilidade terapêutica tornou-se crescente e dentre várias plantas brasileiras terapêuticas tem-se a Alpinia zerumbet também conhecida como Alpinia speciosa, que apresenta várias ações terapêuticas principalmente do óleo essencial extraído das hastes, flores e folhas. O objetivo do presente artigo foi apresentar nova proposta de alternativa tecnológica para medicamento direcionado à espasticidade. As doenças que atingem o Sistema Nervoso Central apresentam fisiopatologias semelhantes em decorrência da área de lesão conhecida como Síndrome Piramidal. São várias as modificações que as estruturas musculares sofrem em decorrência do aumento dos níveis de Ca++, interferindo principalmente na qualidade de tônus e contração muscular. Assim, tem-se uma proposta terapêutica com o óleo essencial de Alpinia zerumbet para controle de espasticidade, uma vez que as doenças do SNC produzem a Síndrome Piramidal e, consequentemente, limitação dos movimentos prejudicando a função motora do indivíduo. Essa alternativa terapêutica diferencia-se das demais encontradas no mercado por se tratar de um produto derivado de óleo essencial, sendo considerado portanto, um bioproduto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edna Aragão Farias Cândido, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba (1986), Especialização em Neurologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1995), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2006) e desde setembro de 2010 é Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia - Renorbio. Foi Coordenadora Adjunta de 1996 à 2007, e atualmente é Professora Titular I no Curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes/SE desde 2010, além de participar do Programa Strito Sensu no Mestrado e Doutorado em Saúde e Ambiente da referida universidade. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neurologia adulto e infantil, além de ser treinada na Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade (CIF) com responsabilidade em divulgar e treinar professores e alunos da Universidade Tiradentes. Atua principalmente nos seguintes temas: Síndrome Piramidal e alteração tônica. Vem realizando pesquisas em Biotecnologia, sendo pesquisadora do Laboratório de Estudos Biológicos e Produtos Naturais do Instituto de Tecnologia e Pesquisa de Sergipe (ITP-SE), onde os recursos naturais vem sendo estudados como recursos auxiliares à fisioterapia. Tem como objetivo nesta linha de pesquisa, buscar desenvolver recursos naturais na melhoria da saúde e na qualidade de vida de seres humanos. Em outubro de 2009 tem registro de patente nacional como inventora do produto "Composição farmacêutica e seu uso" com nº de inscrição no INPI 5360047501021950. E em setembro de 2010 tem registro de patente internacional como inventora do produto "Composição farmacêutica e seu uso" com inscrição no Patent Cooperation Treaty de nº PCT/BR/2010/000285, que geraram transferência tecnológicas para indústria farmacêutica brasileira em fitoterápicos.

Mayanna Machado Freitas, Universidade Tiradentes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes - UNIT e atualmente Mestranda em Saúde e Ambiente pela mesma Universidade.

Janaína Farias Cândido, Universidade Tiradentes

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2011). Mestranda em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes (2013- atualmente). Tem experiência na área de Fisioterapia Neurológica e Ortopédica em atendimento domiciliar (2011 - atualmente). Participou de 4 iniciações científicas na área de Biotecnologia atuando principalmente em pesquisas nos seguintes temas: espasticidade, rugas faciais, óleo essencial e Alpinia speciosa schum (Alpinia zerumbet) e monitora da disciplina Exercícios Terapêuticos.

Felipe Lima de Cerqueira, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes / SE (2008) e pós-graduado em Fisioterapia Traumato-Ortopédica pela Universidade Gama Filho / RJ (2010). Professor Preceptor do estágio de Traumato-Ortopedia da Universidade Tiradentes (UNIT/SE). Fisioterapeuta concursado do estado de Sergipe, atuando no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). Proprietário do Estudio Pilates Equilíbrio e da Corpus Consultoria e Avaliação em Saúde. Experiência teórico-prática em fisioterapia traumato-ortopédica e desportiva, além da docência universitária. Palestrante em cursos e eventos no estado.

Downloads

Publicado

2014-01-31