Gerenciamento de resíduos hospitalares: um estudo multicasos no nordeste do Rio Grande do Sul

Autores

  • Eliana Andréa Severo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul
  • Julio Cesar Ferro Guimarães Universidade Potiguar
  • Eric Charles Henri Dorion Université de Sherbrooke

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2013.002.0004

Palavras-chave:

Gerenciamento de Resíduos, Problemática Ambiental, Legislação Ambiental

Resumo

A sociedade contemporânea prima pela constante busca de soluções eficientes para o destino dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS), pois se trata de uma ameaça ao meio ambiente e ao bem estar social. Neste cenário, os hospitais contam com as práticas de gestão ambiental e legislação vigente, que atuam no intuito de minimizar a geração de resíduos, bem como ocasionar uma disposição final adequada. Este estudo tem como objetivo analisar o gerenciamento de resíduos nos sete hospitais do Sistema de Saúde de Caxias do Sul (SSCX), bem como realizar a comparação das práticas de gestão ambiental versus a legislação vigente, preconizada pela Resolução ANVISA 306/2004. Para tanto, se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de casos múltiplos. Com base na análise dos dados, observou-se que os sete hospitais analisados, empregam a prática de segregação de resíduos, primando para o descarte adequado, em relação a sua periculosidade e toxicidade. No entanto, no que diz respeito aos efluentes hospitalares, cinco hospitais do SSCX não estão de acordo com a legislação vigente, pois não tratam os efluentes hospitalares. Consoante isso, os corpos de água da região serrana e central do estado do Rio Grande do Sul estão sendo contaminados, causando impacto negativo no meio ambiente. O setor hospitalar do SSCX pode, ainda, contribuir muito para o desenvolvimento sustentável, no afã não só de se adequar à legislação vigente, mas também aderir a políticas de sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Andréa Severo, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Experiência na área de Inovação, Empreendedorismo, Estudos Organizacionais e Sustentabilidade Ambiental.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Atualmente é Professor da Universidade de Caxias do Sul, UCS e Professor da Universidade Feevale, FEEVALE.

Julio Cesar Ferro Guimarães, Universidade Potiguar

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER. Especialização em Design de Produto pela Faculdade da Serra Gaúcha - FSG. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Atualmente é professor do Mestrado Profissionalizante em Administração, Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar - UnP/RN e Professor da Engenharia de Produção do CEFET/RJ. Com experiência na área de Administração, Engenharia de Produção e Métodos Quantitativos.

Eric Charles Henri Dorion, Université de Sherbrooke

Dr. Eric Dorion holds a Doctorate degree in Business administration - Université de Sherbrooke, Canada (2003), a Master degree of Business Administration - Université Laval, Canada (1997) and a Bachelor degree in Geography - Université Laval, Canada (1985). He is currently professor at the University of Caxias do Sul (RS), Brazil, the University Feevale (RS), Brazil, and he is visiting professor at l École de Technologie Supérieure (Que), Canada. Dr. Eric Dorion leads a research group untitled Multidisciplinary Research on Innovation and Competitiveness. Dr. Dorion has experience in the area of Administration with emphasis in Business Administration; acting mainly in the following subjects of: organizational studies, management of innovation and sustainable development, project management, business strategy for small and medium companies, and entrepreneurship. Professor Dorion has established a research network with focus on BRICS countries, but also lectured in Canadian, French and some Brazilian universities and companies. Dr Dorion is Honorary Consul of Canada for the State of Rio Grande do Sul (Brazil), at Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2014-01-31