Implementação de certificação ambiental Better Sugarcane Initiative - Bonsucro: estudo de caso no setor sucroenergético

Autores

  • Edenis César de Oliveira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2013.002.0002

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Setor Sucroenergético, Sustentabilidade, Certificação Socioambiental

Resumo

O setor sucroenergético desempenha papel cada vez mais importante no contexto econômico brasileiro. A eficiência das empresas atuantes nesse setor passa obrigatoriamente por questões ligadas à sustentabilidade das ações desenvolvidas em seu processo produtivo, o que pode ser alavancado a partir de certificações ambientais alcançadas pelas empresas. Assim, esta pesquisa teve como objetivo verificar a aplicação de alguns dos principais princípios, critérios e indicadores para o atendimento do padrão BSI-Bonsucro de certificação. Para tanto, este estudo descritivo de natureza qualitativa foi executado por meio de estudo de caso único na empresa ALPHA, selecionada em função de sua expressiva relevância no setor sucroenergético brasileiro. A pesquisa documental teve como principal foco o Relatório de Sustentabilidade da empresa analisada, elaborado a partir do padrão Global Reporting Initiative (GRI). Como resultados observou-se que, dos seis critérios compreendidos em três dos cinco princípios selecionados para estudo, somente o critério referente ao nível máximo de dióxido de carbono emitido por tonelada de cana-de-açúcar, ainda carece de ações de melhoria para o efetivo cumprimento do que versa a certificação BSI-Bonsucro. Assim, o presente estudo demonstrou ser viável que empresas que atuam no setor analisado passem a pautar suas ações operacionais a partir da observância dos princípios, critérios e indicadores presentes na certificação BSI-Bonsucro. A adoção de tal posicionamento pode possibilitar às empresas atingirem melhores resultados a partir de estratégias voltadas ao atendimento das demandas relacionadas à sustentabilidade do negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edenis César de Oliveira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Graduação em Administração pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (1998). Especialização em Gestão Empresarial pela mesma instituição(2001). Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)(2010). Mestrado em Geografia Humana pela FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente (linha de pesquisa:Dinâmica e Gestão Ambiental) (2009), Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA-USCS) na Linha de Pesquisa Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade Graduação em Administração pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (1998). Especialização em Gestão Empresarial pela mesma instituição(2001). Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)(2010). Mestrado em Geografia Humana pela FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente (linha de pesquisa:Dinâmica e Gestão Ambiental) (2009), Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA-USCS) na Linha de Pesquisa Gestão para o Desenvolvimento da Regionalidade [Gestão para o Desenvolvimento Sustentável], com início em 2012. Diretor Acadêmico das Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino (FUNGE - Paraguaçu Paulista/SP).

Raquel da Silva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Ciências Sociais (2003) e Mestre em Administração (1999), ambos pela PUC/SP. Especialista em Administração de Recursos Humanos, pela Escola Superior de Administração de Negócios - ESAN (1988) e Licenciada Plena por meio do Curso de Formação de Professores (ESQUEMA I), pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC/SP (1992). Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade São Judas Tadeu - USJT (1984). Desde março de 2008 atua como professora na graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (IMES/USCS). É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/USCS), do qual foi gestora entre maio de 2011 e julho de 2014. Implantou e coordenou o Curso de Bacharelado em Administração no SENAC/SP (abril/2007 a março/2008). Atuou como Diretora de Educação Continuada (julho a dezembro/2006), área de pós-graduação lato sensu, com 60 cursos. Foi Diretora de Departamento Acadêmico (julho/2000 a julho/2006), dirigindo os Cursos de Administração (Geral e Habilitações); Ciências Econômicas; Ciências Contábeis: Secretariado Executivo e Turismo. Coordenou cursos de Administração (Geral e Habilitações) entre janeiro/1999 e setembro/2000, no Centro Universitário Nove de Julho - Uninove. Criou e formatou os primeiros Cursos Superiores de Formação Específicas (Sequenciais) do Brasil, os quais coordenou por mais de um ano. Atua como docente desde 1989 e pesquisa sobre Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas e sobre Gestão no Ensino Superior. Possui experiência de mercado na área administrativa, tendo atuado em organizações como Banco Itaú S/A, Perdigão Alimentos S/A e Banco Mercantil de São Paulo, dentre outras. Possui projetos de pesquisa aprovados pela CAPES, pela FAPESP e pelo CNPq.

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutor em Administração pela USP, mestre em Administração com ênfase em Estratégia pela Universidade Cidade de São Paulo, mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UniSant'Anna, especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como pesquisador do Núcleo de Estudos Avançados em Informática Aplicada (NEA - IA) e professor de graduação em Sistemas de Informação da Universidade Nove de Julho. É também professor de graduação em Administração da Faculdade FIA - Fundação Instituto de Administração. Pesquisador de temas relacionados à Tecnologia de Informação e Comunicação, Gestão do Conhecimento, Estratégia, Marketing, Gestão Sócio-ambiental e Ensino e Pesquisa em Administração.

Downloads

Publicado

2014-01-31