Modelo de valoração ambiental baseado no lucro cessante: uma nova ferramenta de mensuração de passivos ambientais

Autores

  • Vasconcelos Reis Wakim Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Elizete Aparecida de Magalhães Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2013.002.0001

Palavras-chave:

Lucro Cessante, Valoração Ambiental, Passivos Ambientais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi apresentar o Modelo de Valoração Ambiental pelo Lucro Cessante (MVALC), que tem como premissa quantificar os custos necessários para recuperação do meio ambiente e apurar os prejuízos financeiros que os agentes impactados sofreram em decorrência do dano ambiental. O MVALC é uma mescla entre os modelos de Produtividade Marginal e o Custo de Reposição, acrescido do lucro cessante devidamente corrigido financeiramente. Para a mensuração do MVALC, deve-se apurar o ganho líquido de cada agente, calculando a média ponderada de cada um, estimar o tempo mínimo necessário para correção do problema e, então, calcular o lucro cessante, corrigindo-o monetariamente pelo tempo de recuperação da área atingida. A este valor deve-se acrescentar todos os custos necessários para a correção do problema, como a mão de obra especializada, os insumos, o monitoramento, entre outros, apurando-se o passivo ambiental gerado pela degradação. Conclui-se que o modelo proposto é um avanço em comparação aos demais modelos existentes, por considerar no valor do passivo ambiental o lucro cessante dos impactados referente às indenizações. É importante ressaltar que o modelo ainda necessita de aperfeiçoamento para que possa ser utilizado em sua amplitude pelos profissionais do meio ambiente que trabalham com valoração ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vasconcelos Reis Wakim, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Pós-graduado "Lato Sensu" em Perícia Contábil pela Faculdade Governador Ozanan Coelho - FAGOC, de Ubá, MG. Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Professor Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no curso de Ciências Contábeis. Pesquisador na área de valoração ambiental de bens, serviços e danos ambientais.

Elizete Aparecida de Magalhães, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora assistente II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade pública, contabilidade ambiental, método de valoração contingente, Contabilidade de custos e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Downloads

Publicado

2014-01-31