Dimensionamento geotécnico de uma estrutura de contenção utilizando software

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0020

Palavras-chave:

Contenção, Cortina atirantada, Análise de estabilidade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo realizar o dimensionamento geotécnico da contenção do subsolo do Prédio de Engenharias II da Universidade Federal do Maranhão, localizado no Campus Bacanga, São Luís - MA. A região do subsolo a ser contida possui 6 m de altura e 38 m de largura. A partir das investigações geotécnicas executadas por meio de sondagens à percussão foi traçado um perfil estratigráfico estimado do terreno e por meio de correlação com o NSPT foram determinados os parâmetros do solo utilizados nos cálculos de pressões atuantes. Devido à altura, adotou-se como solução técnica a cortina atirantada. Para a determinação dos esforços nas ancoragens, utilizou-se o software geotécnico GEO5. A partir do dimensionamento dos tirantes foram realizadas as análises de estabilidade interna e externa. Ambas apresentaram fator de segurança satisfatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Morais de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Maranhão (2017), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Atualmente participa do programa de mestrado da Universidade Estadual de Campinas na área de Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico. Estuda interação dinâmica solo-estrutura, com ênfase nos fenômenos de transferência de energia entre estruturas estaqueadas. 

Rodrigo da Cruz de Araujo, Universidade Federal do Maranhão

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado no NAEA / UFPA, programa com temática no Desenvolvimento Sustentável, no qual a tese abordou os efeitos sobre o ciclo hidrológico relacionados à mudança de cobertura vegetal decorrente de atividades como pecuária e agricultura. Em relação à atuação profissional, foi professor do Instituto de Estudos Superiores da Amazônia de 2001 a 2008, lecionando disciplinas na área de Matemática. Desde 2008 a 2015 foi professor da Universidade Federal do Pará e desde 2015 é docente da Universidade Federal do Maranhão, ministrando em ambas as instituições disciplinas da área de Geotecnia, tais como Mecânica dos Solos, Geologia de Engenharia e Fundações. Tem ainda trabalhos e atuação nos seguintes temas: engenharia civil, geotecnia, erosão, desenvolvimento sustentável, risco.

Mikhail Luczynski, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2007) e mestrado em Engenharia Civil, Ênfase em Estruturas pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é Professor Assistente dos cursos de Engenharia Civil e Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Estruturas, nas linhas de atuação: Estruturas de concreto Armado, Concreto protendido, Estruturas de Aço, Análise e Dimensionamento de Pontes e Viadutos rodoviários e ferroviários.

Downloads

Publicado

2021-01-14