Sistemas construtivos para habitações sociais: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0018

Palavras-chave:

Sistemas Construtivos, Habitações Sociais, Revisão Sistemática

Resumo

O déficit habitacional brasileiro vem apresentando números cada vez maiores com o passar dos anos, chegando à marca recorde de 7,7 milhões em 2017. Esse problema social assola o país há mais de cem anos apesar dos diversos programas governamentais para combate-lo. A eficácia desses programas depende intrinsecamente dos sistemas construtivos disponíveis para que essas habitações sociais sejam construídas. Com essa perspectiva, esse artigo aborda o tema através de uma revisão sistemática da literatura buscando identificar os principais sistemas construtivos utilizados no país nos últimos 20 anos para a construção de habitações de interesse social, apontando suas especificações e debatendo sobre seus benefícios e desafios. Observou-se que a comunidade científica dispõe de bastante pesquisa em relação a vários modelos construtivos, onde entre eles se observa propostas inovadoras com grandes  ganhos para a construção de habitações sociais atrelados a preservação do meio ambiente com controle de resíduos e racionamento de água, no entanto, a alvenaria convencional, que é utilizado desde a década de 1930, continua imperando como o sistema construtivo mais utilizado. Alternativas como o Light Steel Frame, Light Wood Frame, Concreto-PVC entre outros, se apresentam como possíveis substitutos, mas ainda precisam superar a barreira da baixa industrialização do país e da falta de especialização da mão de obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (2018) e em Engenharia Civil (2020) pela Universidade Federal do Maranhão.

Maria Luiza Lopes de Oliveira Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Potiguar (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e pós-doutorado pela mesma instituição (2010). Atualmente é professora associada, nível II, do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando nos seguintes temas: Materiais e Componentes de Construção, Gerenciamento e Aproveitamento de Resíduos como Materiais de Construção Civil, Sistemas Construtivos, Patologias e Terapias das Construções, e Manutenção Predial.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Construções e Arquitetura Sustentáveis